top of page
Foto do escritorNotícias de Matosinhos

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

Conheça as sugestões para aproveitar da melhor forma, o seu fim de semana, em Matosinhos



Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

De 1 a 4 de março, na Exponor, mais de uma centena de expositores dão a conhecer as profissões do futuro.

Atividade Gratuita para o público escolar/ Público em geral: 4€

Mais informações em https://qualifica.exponor.pt/

Quando: 1 a 4 de março de 2023 | horário: das 10h00 às 18h00

Onde: Exponor, Leça da Palmeira


Caminhada Verde - Corredor Verde do Leça e Parque das Varas

A Câmara Municipal de Matosinhos convida a participar numa caminhada ao ar livre nos espaços verdes do nosso Concelho e em estreito contacto com as árvores, esses seres milenares. A iniciativa “A árvore no espaço urbano”, contribui para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente ODS 3, 13 e 15.

Público-alvo: Público em geral. Inscrição através do link: https://forms.gle/7u7zUBstqBU2qcXd9

Quando: 4 de março, das 9h30 às 12h00

Onde: Corredor Verde do Leça e Parque das Varas (ponto de encontro no Parque das Varas)


29º Grande Prémio dos Reis - Matosinhos

Está de volta mais uma edição da corrida Grande Prémio dos Reis. Depois do adiamento devido às condições meteorológicas, a iniciativa está marcada para o próximo sábado, pelas 10h00, e decorrerá pelas ruas circundantes aos Paços do Concelho de Matosinhos.

Esta prova de atletismo em estrada é destinada a jovens atletas com deficiência intelectual e do desporto escolar, oriundos de várias zonas do país.

Quando: 4 de março, 10h00

Onde: Matosinhos


Cabo do Mundo Cup 2023 - Kartódromo do Cabo do Mundo

3ª ronda da “Cabo do Mundo Cup 2023”.

Informações e inscrições em https://cabodomundokarting.pt

Organização do Kartódromo do Cabo do Mundo com o apoio da Matosinhos Sport.

Quando: 4 de março

Onde: Kartódromo do Cabo do Mundo


Mega Aula de Zumba “Juntos pela Igualdade” - Pavilhão do Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra

Com o objetivo de promover a atividade física, o Pavilhão do Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra recebe no próximo sábado uma mega-aula de Zumba.

Uma iniciativa com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 4 de março, 16h00

Onde: Pavilhão C.R.P. F. Lavra


Criança traz adulto – Domingos em Família – Um desenho com WATANUKI - MuMMa

Vem conhecer um dos artistas que visitou Matosinhos e ficou deslumbrado.

Vem desenhar usando tinta-da-china sobre papel vegetal.

Vem ao MuMMa, só tens de trazer a tua família, para os impressionar.

Atividade direcionada a famílias com crianças dos 6 aos 12 anos, com inscrição antecipada até 48h antes (até 6ª feira dia 3 março pelas 15h).

+ INFO e inscrições: casadobosque@cm-matosinhos.pt ou 229 392 410

Quando: 5 março, 15h00

Onde: Museu da Memória de Matosinhos


Casa das Máquinas – Visitas guiadas gratuitas - Piscina Municipal da Senhora da Hora

Visite a Casa das Máquinas de uma piscina municipal e descubra como é e como funciona. Saiba como são aquecidos e tratados, diariamente, milhões de litros de água, entre outros dados e curiosidades.

O primeiro ciclo de visitas guiadas (com a duração de 45 min., aproximadamente) será na piscina municipal da Senhora da Hora, nos dias 4, 11, 18 e 25 de março.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Vagas limitadas.

Mais informações na receção das piscinas.

Quando: 4, 11, 18 e 25 de março, 9h00/10h00

Onde: Piscina Municipal da Senhora da Hora


Exposição de aguarelas intitulada “O Pedro gosta do Afonso” - Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

No âmbito do lançamento do livro infantil “O Pedro gosta do Afonso” da autoria de Mariana Jones, no passado dia 18 de fevereiro, está patente até 11 de março, na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a exposição das aguarelas de Luís Melo, que serviram para ilustrar o livro.

As ilustrações do livro estarão expostas na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca até 11 de março, de segunda a sexta feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h30/12h30 e das 13H30 às 17h30. A entrada é livre. Ao domingo, a galeria está encerrada.

Quando: até 11 de março de 2023

Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca


Arquitectura para todos - Visitas Orientadas Gratuitas à Casa da Arquitectura

A Casa da Arquitetura promove, a partir do próximo domingo, visitas orientadas à Casa da Arquitectura. A iniciativa é gratuita e decorrerá todos os domingos, pelas 11h.

Quando: domingos, pelas 11h00

Onde: Casa da Arquitectura


Exposição “Dias de Guerra” - Mercado Municipal de Matosinhos

No dia 24 de fevereiro de 2023 completa-se um ano sobre o início do conflito armado entre a Ucrânia e a Rússia. Uma barbárie que se desejava curta, mas que, infelizmente, persiste, e num contexto de escalada que não vislumbra um futuro promissor.

Pretendendo dar o olhar e a voz de todos os que ainda lutam emergidos na esperança de um futuro próximo mais suave, Matosinhos assinala este dia com a inauguração da exposição “Os Dias da Guerra”: um registo fotográfico vivenciado na primeira pessoa pelo fotojornalista Rui Caria, a cujas imagens se juntam textos de Manuela Niza Ribeiro. Uma exposição dura, de enorme realismo e emoção, ainda que com subtis nuances de esperança e fé.

A inauguração da exposição contará com a presença de Rui Caria e Manuela Niza Ribeiro, bem como do cantor lírico ucraniano Serhii Alkin - refugiado em Portugal, acolhido por Matosinhos, que interpretará dois temas da música tradicional ucraniana.

Quando: 24 de fevereiro a 26 de março de 2023

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos


Exposição temporária “Romagem à saudade” – Museu da Memória de Matosinhos

Inserida na iniciativa “Mar de Luz” que assinalou ao longo de três dias os 75 anos do Naufrágio de 1947, a exposição “Romagem de Saudade” ficará patente até 19 de março de 2023 no MuMMa – Museu da memória de Matosinhos. Esta exposição visa homenagear os pescadores que pereceram no mar, assim como as suas famílias. A mostra centra-se nas memórias vivenciais, documentais e nas materialidades alusivas ao Naufrágio de 1947. Para além de acervo da Câmara de Matosinhos, diversas entidades, como a Faculdade de Belas-artes do Porto, o NAPESMATE – Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos, a APAM - Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos, ou o Rancho dos Pescadores de Matosinhos, colaboraram ativamente neste projeto, através da cedência de inúmeros objetos e documentos, na sua maioria exibidos pela primeira vez. Em terra a tragédia do desespero das mulheres, sem notícias dos maridos e filhos, as preces rezadas e os gritos de aflição tornavam a noite ainda mais tenebrosa. Esta tragédia impressionou o pintor matosinhense Augusto Gomes que, em várias das suas obras, retratou a dor e o desespero dessas mulheres, impotentes perante a fúria do mar. Outra obra icónica do artista matosinhense relacionada com o Naufrágio de 1947 é a imponente e perturbante tela “Sem Título”, mais conhecida por “A Família”. Augusto Gomes homenageou as vítimas e seus familiares, aparentemente a pedido da Junta de Matosinhos. O quadro esteve durante vários anos na antiga Lota de Matosinhos, com uma caixa de esmolas a seu lado. O óleo de grandes dimensões, em tons cinza, retrata uma família de pescadores em desespero. A composição triangular em primeiro plano sobre o vazio que envolve as figuras reforça a carga dramática de todo o quadro. Pai, mãe e filhos são representados encarnando e sacralizando uma dor universal. João Martins da Costa, pintor natural de Coimbra, um ano após este triste episódio apresenta como obra final de curso nas Belas Artes do Porto a tela “O Mar Sagrado – Tragédia marítima de 2 de dezembro”. O tema está imbuído de um simbolismo dramático, seguindo as representações de carácter religioso das “Lamentações sobre o Cristo Morto” (também designadas por Pietá), mas com as figuras das famílias dos pescadores ocupando o lugar das personagens sagradas. Para além de obras de arte, a mostra integra ainda maquetes das 4 traineiras naufragadas, assim como uma panóplia de objetos que revelam o quotidiano e a religiosidade dos pescadores da época, cédulas marítimas e jornais da época.

Quando: até 19 de março de 2023

Onde: MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos


Exposição "Sapatilhas - Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio" - Casa do Design, Matosinhos

Numa época em que as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, a Casa do Design inaugura esta exposição com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, para dar a conhecer uma parte do legado da indústria nacional de calçado desportivo. Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, esta exposição explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens.

Quando: até 27 de agosto de 2023

Onde: Casa do Design, Matosinhos - Edifício Paços do Concelho, Rua de Alfredo Cunha, Matosinhos


Exposição “Matosinhos, Lugar e Memória" – Museu da Memória de Matosinhos

A mostra temporária do Museu da Memória “Matosinhos Lugar e Memória” foi inaugurada em agosto de 2022, no âmbito das comemorações do I aniversário do Museu da Memória de Matosinhos. Recorrendo a uma seleção de fotografias da autoria de Gabriele Basilico, pertencente ao acervo da Autarquia, a exposição contrapõe esses mesmos registos na atualidade: as paisagens urbana e industrial captadas por Basilico no projeto “Uma Cidade Assim” (1996), são agora retratadas no tempo presente. Mais de 25 anos separam estas captações fotográficas, e neste contraponto é possível ver e sentir a cidade: a sua evolução, a resposta que foi dando aos novos desafios civilizacionais e às crescentes necessidades da sua população.

Entrada 1,00€ (inclui visita à exposição permanente + exposição temporária

Quando: até março 2023

Onde: Museu da Memória de Matosinhos


Exposição “Linhas de Vento. Percursos Artísticos na Natureza” - Obras da coleção da Fundação de Serralves

A exposição coletiva é composta por um conjunto de obras de artistas internacionais associados ao movimento land art ou earthworks como Richard Long, Hamish Fulton e Ana Mendieta que a partir de finais da década de '60 do século XX tomaram a natureza como ponta de partida para a criação de obras concebidas fora dos ateliers. A mostra estabelece um diálogo entre as obras destes artistas com os trabalhos de alguns dos maiores nomes da arte contemporânea portuguesa, como Alberto Carneiro, Fernando Lanhas, Lourdes Castro e Luísa Cunha. Encontramos em “Linhas de Vento. Percursos artísticos na natureza” um cruzamento entre pintura e desenho, escultura, registo fotográfico e audiovisual de ações e performance no meio natural, estabelecendo assim as suas obras artísticas em estreita relação com o território, a antropologia, a geologia assim como a ecologia.

Quando: até 23 de abril de 2023

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos


Contamos contigo! – Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar! Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.

Quando: sábado às 11h00 ou 15h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca


ECO-MERCADO – Feira de produtos biológicos - Jardim Basílio Teles

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Quando: sábados das 8h00 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

Comments


bottom of page