top of page

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

Conheça as sugestões para aproveitar da melhor forma, o seu fim de semana, em Matosinhos



Quarteto de Cordas de Matosinhos - Concerto

O Quarteto de Cordas de Matosinhos apresenta-se no próximo sábado, pelas 18h30, no Museu da memória de Matosinhos para um concerto integrado na Temporada de Música Clássica 2023.

Programação:

. Eurico Carrapatoso (1962) - Llaços, contradanças e descantes (2016), para quarteto de cordas;

. Sérgio Azevedo (1968) - Popularuskia – 3 peças para quarteto de cordas (2017);

. Telmo Marques (1963) - Ilhas Afortunadas (2016), para quarteto de cordas;

. Fernando Lapa (1950) - Suite Mirandesa, versão para quarteto de cordas (2017);

. Lançamento do CD RAIZES – Música de Câmara Portuguesa, do Quarteto de Cordas de Matosinhos;

Entrada: Livre, limitada à lotação do espaço.

Quando: 25 de março, pelas 18h30

Onde: MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos


“O caracol e importância da lentidão” - Teatro

Para comemorar o Dia Mundial do Teatro, nos dias 26, 27, 28 e 29 de março, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebe a peça infantil “O caracol e importância da lentidão, com o texto de Luís Sepúlveda, adaptação e encenação de João Luiz.

Esta é a história de um jovem caracol que queria descobrir porque é que eles eram animais tão lentos a caminhar e ainda, porque é que também não tinha um nome que o distinguisse dos outros caracóis.

Como os caracóis mais velhos da comunidade, não se interessavam por estas suas questões, resolveu empreender uma viagem em busca das respostas, para além do prado onde sempre vivera.

Bilhetes: aqui

Duração: 1h00

Classificação etária: M/3

Quando: 26 de março às 15h30 – Público em geral;

27, 28 e 29 de março às 10h30 e 15h00 – Escolas

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

EMOS – Concerto

No dia 24 de março, pelas 21h30, decorre no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, o concerto de professores da Escola de Música Óscar da Silva.

Quando: 24 de março, pelas 21h30

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery


27ª Edição Festival Termómetro - Festival

Matosinhos vai acolher, no próximo dia 24 de março, uma etapa da 27ª edição do Festival Termómetro.

A sessão, agendada para as 21h00, na sala da Tanoaria da Casa da Arquitetura, será apresentada pelo radialista, apresentador e fundador do festival Fernando Alvim.

Haverá a atuação do dueto “Bizzaro e Lombardi”, jovens músicos matosinhenses, vencedores da edição de 2022 do concurso de bandas “Caixa do Som”, seguida das atuações de Miguel Cordeiro, Mona Isinda, Triunfo dos Acéfalos e ainda a atuação de banda convidada The Twist Connection. A entrada é livre.

Ao longo das várias etapas do Festival Termómetro, serão selecionadas as melhores para atuação no evento final, marcado para o dia 13 de maio, em Lisboa.

Bilhetes gratuitos: aqui

Quando: 24 de março, 21h30

Onde: Casa da Arquitectura


Orquestra de Famílias - Música

A Orquestra de Famílias vai iniciar um novo projeto fora de portas, na União de Freguesias de São Mamede Infesta e Senhora da Hora, e está a recrutar miúdos e graúdos com vontade de cantar, tocar, construir ritmo com o corpo, escrever letras e improvisar.

Na Orquestra de Famílias, o convite é feito a todos os que sentem a música à sua maneira e querem partilhar essa felicidade em sessões de criação artística, num ambiente descontraído.

A partir de dia 25, o Centro Cívico de São Mamede (Rua do Centro 2, 4465-166) vai ser palco destes encontros. O acesso é gratuito e esperam-se famílias com elementos de todas as idades. As inscrições podem ser feitas através do e-mail ofm@ojm.pt

As sessões no Centro Cívico de São Mamede vão realizar-se dia 25 de março e 22 de abril, das 10h30 às 12h30; dia 14 de maio, das 14h30 às 16h30; e dia 27 de maio das 10h30 às 12h30.

Orientada por Sara Vilar, Ana Conceição e Beatriz Rôla, a Orquestra de Famílias é um projeto do programa educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos, criado em 2018, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Inclusiva e multidisciplinar, é uma orquestra informal de pais e filhos, tios e avós, que aprofunda os laços familiares através do desenvolvimento de capacidades criativas musicais e das artes, em grupo e individualmente.

A Orquestra de Família já se apresentou ao vivo no Teatro Rivoli, no Mercado Municipal de Matosinhos e na Real Vinícola.

O primeiro grupo da Orquestra de Famílias continua a reunir-se no CARA, quinzenalmente. Dia 2 de abril, estão todos convidados para o concerto “Casa de Partidas”, no estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos, na Real Vinícola, às 18h00. A entrada é livre.

Quando: 25 de março a 22 de abril

Onde: Centro Cívico de São Mamede (Rua do Centro 2, 4465-166)


"A Árvore e a música" – Concerto

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore, a Câmara Municipal de Matosinhos vai promover um espetáculo gratuito e ao ar livre que envolve música e expressão corporal, oferecendo ao público e às famílias momentos de alegria, em que todos serão convidados a dançar e festejar a Vida pela Árvore.

O espetáculo decorre no dia 26 de março, pelas 16h, no Parque do Carriçal (Senhora da Hora) e contará com a participação da “Novaterra” - Associação Cultural Arte e Ambiente. Esta associação encontra a sua inspiração na natureza e na educação pela arte, construindo pontes entre mundos distantes que, uma vez em contacto, se fortalecem mutuamente.

Quando: 26 de março, 16h00-17h00

Onde: Parque do Carriçal


Dance World Cup - Competição

O Dance World Cup é uma competição internacional de dança infantil amadora que realiza, todos os anos, uma final num país europeu diferente. Cada país que participa nas finais realiza uma eliminatória no seu país para as crianças competirem por lugares. No total, 15.000 crianças competem nas eliminatórias a nível mundial.

Quando: de 23 a 26 de março

Onde: Exponor, Leça da Palmeira


Regata de Primavera - Prova de Vela

Ao longo do dia 25 de março, na marina e bacia de Leixões, realizar-se-á a prova de Vela, classe open e platu.

Organização do Yatch Clube do Porto, com o apoio da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 25 de março

Onde: Marina e Bacia de Leixões


Matosinhos Surf School Cup - Campeonato de Surf

É no próximo dia 25 de março que se realiza a prova do Campeonato de surf Inter-escolas de Matosinhos, que terá lugar na Praia da Agudela.

As datas previamente definidas poderão sofrer alterações por motivos de condições climatéricas adversas, que não permitam o decorrer da iniciativa em segurança.

Quando: 25 de março, da 10h00 às 16h00

Onde: Praia da Agudela


Campeonato Regional Absoluto Norte – Proracket - Campeonato

O ProRacket – Squash & Padel recebe no dia 25 de março o Campeonato Regional Absoluto Norte - Proracket (Nível 3).

Apoio da Câmara de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 25 de março

Onde: Travessa da Amieira, 36, Matosinhos, S. Mamede de Infesta


Espaço e Arquitectura – Curso de desenho

Para iniciantes, praticantes e amantes do desenho, este curso aborda diferentes temáticas. O programa do curso pretende alargar os conhecimentos e técnicas do desenho, assim como desafiar diferentes modos de observar.

O segundo módulo do curso será dedicado ao desenho do espaço e arquitectura e terá a orientação da artista plástica Clara Saracho e da Professora Marta Cruz.

Faixa etária: A partir dos 12 anos e sem limite de idade

Valor: 80€ /mês, com materiais básicos incluídos. .

Mais Informações: educativo@casadaarquitectura.pt ou +351 227 669 316

Inscrições através do email educativo@casadaarquitectura.pt ou do formulário.

Quando: 11, 18 e 25 de março

Onde: Casa da Arquitectura


12º Exposição/Venda Internacional de Orquídeas do Porto - Exposição

De 24 a 26 de março, estarão em exposição e venda, na EXPONOR, orquídeas exóticas vindas de todos os cantos do mundo, numa oportunidade única de admirar, em todo o seu esplendor, orquídeas espécie em flor.

Bilhetes: aqui

Organização: Associação Portuguesa de Orquidofilia

Preço: 5€

Quando: 24 a 26 de março, das 10h00 às 19h00

Onde: Exponor, Leça da Palmeira


[Do Arquivo] Matosinhos Não Construído – Exposição

É a primeira mostra integralmente produzida pela Casa da Arquitectura e dedicada aos acervos que se encontram ao cuidado do Arquivo.

Esta exposição tem como tema projetos que foram parcialmente construídos, construídos e demolidos ou nunca construídos de nomes como Eduardo Souto de Moura, Fernanda Seixas, Francisco Melo, Jorge Gigante, José Almeida, José Gigante, Manuel Correia Fernandes, Pedro Mendo, Pedro Ramalho, Teresa Fonseca.

Quando: até abril, no horário da bilheteira

Onde: Casa da Arquitectura


Casa das Máquinas – Visitas guiadas gratuitas

Visite a Casa das Máquinas de uma piscina municipal e descubra como é e como funciona. Saiba como são aquecidos e tratados, diariamente, milhões de litros de água, entre outros dados e curiosidades.

O primeiro ciclo de visitas guiadas (com a duração de 45 min., aproximadamente) será na piscina municipal da Senhora da Hora, nos dias 4, 11, 18 e 25 de março.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Vagas limitadas.

Mais informações na receção das piscinas.

Quando: 4, 11, 18 e 25 de março, 9h00/10h00

Onde: Piscina Municipal da Senhora da Hora


Arquitectura para todos - Visitas orientadas gratuitas

A Casa da Arquitetura promove, a partir do próximo domingo, visitas orientadas à Casa da Arquitectura. A iniciativa é gratuita e decorrerá todos os domingos, pelas 11h.

Quando: domingos, pelas 11h00

Onde: Casa da Arquitectura


“Dias de Guerra” - Exposição

No dia 24 de fevereiro de 2023 completa-se um ano sobre o início do conflito armado entre a Ucrânia e a Rússia. Uma barbárie que se desejava curta, mas que, infelizmente, persiste, e num contexto de escalada que não vislumbra um futuro promissor.

Pretendendo dar o olhar e a voz de todos os que ainda lutam emergidos na esperança de um futuro próximo mais suave, Matosinhos assinala este dia com a inauguração da exposição “Os Dias da Guerra”: um registo fotográfico vivenciado na primeira pessoa pelo fotojornalista Rui Caria, a cujas imagens se juntam textos de Manuela Niza Ribeiro. Uma exposição dura, de enorme realismo e emoção, ainda que com subtis nuances de esperança e fé.

A inauguração da exposição contará com a presença de Rui Caria e Manuela Niza Ribeiro, bem como do cantor lírico ucraniano Serhii Alkin - refugiado em Portugal, acolhido por Matosinhos, que interpretará dois temas da música tradicional ucraniana.

Quando: 24 de fevereiro a 26 de março de 2023

Onde: Mercado Municipal de Matosinhos


“Artefacto e Cultura/ Decifrar o invisível”: Programação Complementar da exposição ‘Sapatilhas. Do Estado Novo ao virar do Milénio’ - Conversa

No âmbito da exposição ‘Sapatilhas. Do Estado Novo ao virar do Milénio’, decorre no dia 25 de março, pelas 15h00, na Casa do Design de Matosinhos, a conversa “Artefacto e Cultura/ Decifrar o invisível”: Contributos para a História do Design Português, e a conversa com ID+/ESAD-idea/IHC.UNL, moderadas por Mafalda Moreira (Innovation School, Glasgow School of Art).

A exposição estará patente até 27 de agosto de 2023, com programação complementar.

Quando: 25 de março, 15h00

Onde: Casa do Design de Matosinhos

"Sapatilhas - Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio" - Exposição

Numa época em que as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, a Casa do Design inaugura esta exposição com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, para dar a conhecer uma parte do legado da indústria nacional de calçado desportivo. Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, esta exposição explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens.

Quando: até 27 de agosto de 2023

Onde: Casa do Design, Matosinhos - Edifício Paços do Concelho, Rua de Alfredo Cunha, Matosinhos


JOÃO CARLOS - Exposição

A exposição retrospetiva “João Carlos” foi a última exposição de 2022 a inaugurar na Casa do Design, em Matosinhos.

Dedicada a João Carlos Celestino Gomes, cuja atividade de ilustrador e designer se desenvolveu desde os anos vinte até à sua morte, em 1961, a exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 111 peças que abrangem impressões em painéis e vitrines, livros, revistas e folhetos.

Quando: até 9 de abril| Horário: segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30, e as 14h00 e as 17h30; sábados, domingos e feriados, das 15h00 e as 18h00.

Onde: Casa do Design, Matosinhos


“Matosinhos, Lugar e Memória" – Exposição

A mostra temporária do Museu da Memória “Matosinhos Lugar e Memória” foi inaugurada em agosto de 2022, no âmbito das comemorações do I aniversário do Museu da Memória de Matosinhos. Recorrendo a uma seleção de fotografias da autoria de Gabriele Basilico, pertencente ao acervo da Autarquia, a exposição contrapõe esses mesmos registos na atualidade: as paisagens urbana e industrial captadas por Basilico no projeto “Uma Cidade Assim” (1996), são agora retratadas no tempo presente. Mais de 25 anos separam estas captações fotográficas, e neste contraponto é possível ver e sentir a cidade: a sua evolução, a resposta que foi dando aos novos desafios civilizacionais e às crescentes necessidades da sua população.

Entrada: 1,00€ (inclui visita à exposição permanente + exposição temporária)

Quando: até março 2023

Onde: Museu da Memória de Matosinhos


“Linhas de Vento. Percursos Artísticos na Natureza” - Obras da coleção da Fundação de Serralves

A exposição coletiva é composta por um conjunto de obras de artistas internacionais associados ao movimento land art ou earthworks como Richard Long, Hamish Fulton e Ana Mendieta que a partir de finais da década de '60 do século XX tomaram a natureza como ponta de partida para a criação de obras concebidas fora dos ateliers. A mostra estabelece um diálogo entre as obras destes artistas com os trabalhos de alguns dos maiores nomes da arte contemporânea portuguesa, como Alberto Carneiro, Fernando Lanhas, Lourdes Castro e Luísa Cunha. Encontramos em “Linhas de Vento. Percursos artísticos na natureza” um cruzamento entre pintura e desenho, escultura, registo fotográfico e audiovisual de ações e performance no meio natural, estabelecendo assim as suas obras artísticas em estreita relação com o território, a antropologia, a geologia assim como a ecologia.

Quando: até 23 de abril de 2023

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos


“António Carneiro. O poeta com pincéis” – Exposição

No ano em que se celebram os 150 anos do nascimento do artista António Carneiro (1872-1930), a Câmara Municipal de Matosinhos recorda o pintor amplamente representado na coleção artística municipal com a inauguração da exposição retrospetiva “António Carneiro. O poeta com pincéis”.

A mostra, a maior dos últimos 50 anos deste poeta e pintor, tem lugar em Matosinhos, no Museu Quinta de Santiago, ficando patente até 26 de fevereiro de 2023.

São cerca de 70 obras, objetos e documentos, parte deles inéditos ou quase desconhecidos, do único pintor simbolista português, que poderão ser vistos neste espaço museológico de Leça da Palmeira de terça a sexta, entre as 10h e as 13h e as 15h e 18h, e aos sábados, domingos e feriados entre as 15h e as 18h.

António Carneiro (1872-1930) nasceu em Amarante a 16 de setembro de 1872, celebrando-se este ano, 150 anos do nascimento deste grande artista plástico, considerado um dos maiores pintores portugueses, entre finais do século XIX e inícios do século XX.

Artista singular, de natureza sonhadora e melancólica, «pintor maior que o país», para além de paisagista, foi retratista, pintor de história, ilustrador e poeta.

Entrada: 1€ (sem terminal multibanco) – Entrada gratuita na inauguração e todos os domingos

Quando: até 30 de abril de 2023

Horário: terça a sexta, 10h-13h e 15h-18h; sábados, domingos e feriados, 15h-18h. A partir de 1 de abril, o Museu abre com horário de verão e a exposição pode ser visitada de terça a domingo 10h às 13h e das 15h às 18h.

Onde: Museu da Quinta de Santiago


Contamos contigo! – Contar contos

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar! Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.

Quando: sábado às 11h00 ou 15h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca


Feira dos Golfinhos – Feira de antiguidades

Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, a Feira dos Golfinhos é hoje um ponto de passagem obrigatória para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos. Livros, discos de vinil, brinquedos, decoração, moedas e selos, cristais, bordados, atoalhados, objetos de relojoaria e ourivesaria, são alguns dos artigos que podem ser encontrados nesta emblemática feira do nosso município, que se realiza sempre no quarto domingo de cada mês, das 10.00 às 18.00, no Jardim de Basílio Teles

Quando: 26 de março, das 10h00 às 18h00

Onde: Jardim Basílio Teles


ECO-MERCADO – Feira de produtos biológicos

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações: aqui

Quando: sábados das 8h00 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

Comments


bottom of page