top of page
Foto do escritorNotícias de Matosinhos

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

Conheça as sugestões para aproveitar da melhor forma, o seu fim de semana, em Matosinhos. Aproveite o fim de semana de Páscoa prolongado para participar no Moontosinhos, com Joel Cleto, visitar a Festa do Chocolate e as diversas exposições patentes em Matosinhos. Consulte aqui toda a programação



Festa do Chocolate - Feira

Amante de chocolate? Então esta mensagem é para si! A Festa do Chocolate está de regresso a Matosinhos.

São mais de 25 expositores! Dos bombons às bombocas, das tabletes aos brigadeiros, sem esquecer o chocolate quente que tão bem sabe nos dias mais frios, há doces para todos os gostos.

A Festa do Chocolate tem lugar numa grande tenda climatizada localizada em frente à PSP de Matosinhos, junto à Câmara Municipal, garantindo assim todas as condições necessárias para que visitantes e expositores tenham a melhor experiência possível.

Organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com a ANDARTE – Associação Nacional para o Desenvolvimento do Artesanato, o evento promete muita animação através de workshops e showcookings.

Quando: de 31 de março a 16 de abril

Horário: De segunda a quinta-feira das 12h00 às 23h00

Sexta-feira das 12h00 às 24h00

Sábado das 11h00 às 24h00

Domingo das 11h00 às 23h00

Onde: Frente PSP Matosinhos


Apresentação Candidatura Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025

“Matosinhos quer ser Cidade Europeia do Desporto em 2025. A cerimónia de apresentação da candidatura decorre amanhã, 6 de abril, Dia Mundial da Atividade Física, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, pelas 11h00, com entrada livre.

Antes, pelas 10h00, vai realizar-se uma mostra de cerca de duas dezenas de atividades desportivas na marginal de Matosinhos que se estenderá à praia e ao oceano, que vão desde aulas gratuitas de surf, ao ténis de praia, passando pelas aulas fitness, skate, entre muitas outras, sendo todas estas atividades gratuitas e abertas à população e a todas as faixas etárias.

A atribuição do título – Cidade Europeia do Desporto – é levada a cabo pela Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto e apresentada a título nacional à Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto.

Com cerca de 1.000 eventos previstos para o ano de 2025, com a participação estimada de cerca de 200 mil pessoas, que vão desde a organização de provas internacionais de relevo, até aos torneios de desportos de praia, dos eventos de surf, vela, eventos inclusivos, até às aulas de fitness na marginal, Matosinhos pretende envolver a população de toda a região e receber pessoas de toda a europa tornando 2025 um ano de verdadeiro Mar de Desporto. “

Participação gratuita e aberta à população.

Quando e onde: 6 de abril

10h00 – Marginal de Matosinhos

11h00 - Terminal de Cruzeiros


“Nasoni e a Quinta dos Bispos” - Moontosinhos, com Joel Cleto

Este ciclo de visitas noturnas à História, ao Património e às Lendas de Matosinhos surgiu em 2013 e realiza-se todos os meses em noites de lua cheia.

Conduzidas pelo historiador Joel Cleto, as visitas a vários locais e monumentos obedecem a uma temática e realizam-se um pouco por todo o concelho, contando com a participação de centenas de pessoas que acompanham o percurso, questionando e interagindo com a equipa de historiadores e arqueólogos da autarquia.

Em 2023 assinalam-se os 250 anos da morte de Nicolau Nasoni, o arquiteto responsável por obras do século XVIII em Matosinhos como a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, a Quinta do Chantre, em Leça do Balio, ou o portal da Quinta dos Bispos, em Santa Cruz do Bispo.

Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Matosinhos preparou uma edição especial do “Moontosinhos” dedicada a Nasoni.

Estão previstas visitas aos centros históricos de Matosinhos, Leça da Palmeira, Santa Cruz do Bispo, S. Mamede de Infesta e do Porto, numa parceria com a Irmandade/Torre dos Clérigos.

A primeira visita, agendada para o dia 6 de abril, entre as 21h30 e as 24 horas, é dedicada a Nasoni e à Quinta dos Bispos, em Santa Cruz do Bispo, e inclui a subida ao Monte S. Brás. O ponto de encontro será o Largo da Viscondessa.

As próximas visitas do “Moontosinhos” irão realizar-se nas seguintes datas, entre as 21h30 e as 24 horas:

5 de maio – Nasoni e a Quinta da Conceição

3 de junho – Nasoni e a Igreja de Matosinhos

3 de julho – Nasoni em S. Mamede de Infesta

1 de agosto – Moontosinhos especial na Igreja e Torre dos Clérigos

O ponto de encontro em cada visita será divulgado oportunamente. Acompanhe toda a atividade do “Moontosinhos” em https://www.facebook.com/moontosinhos ou, para mais informações, envie um e-mail para o endereço gmah@cm-matosinhos.pt

Quando: 6 de abril, entre as 21h30 e as 24 horas

Onde: Largo da Viscondessa, em Santa Cruz do Bispo


Street Basket Fazer Acontecer - Desporto

No dia Mundial da Atividade Física, celebrado a 6 de abril, pelas 14h30, no Parque Infantil Florbela Espanca, em Leça da Palmeira decorrerá o Torneio de Streetbasket “Fazer Acontecer” com a participação de 8 equipas e 15 jogos. Uma organização do curso Técnico Profissional de Desporto da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, com o apoio da Câmara de Matosinhos, Matosinhos Sport, Junta de Freguesia de Matosinhos-Leça e da ABP- Associação de Basket do Porto.

Quando: 6 de abril, 14h30

Onde: Parque Infantil Florbela Espanca


Balio Cup 2023 - Desporto

O Complexo Desportivo de Leça do Balio recebe de 6 a 8 de abril mais uma edição do Balio Cup, torneio de futebol da Páscoa, que contará com 20 emblemas segundo vários escalões da formação.

O evento é organizado pelo Desportivo de Leça do Balio, com apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, Matosinhos Sport e União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.

Quando: 6 a 8 de abril

Onde: Complexo Desportivo de Leça do Balio Lavra Foot Cup - Desporto

Nos dias 7 e 8 de abril, no Complexo Desportivo Municipal de Lavra, decorrerá o Torneio Futebol Juvenil Lavra Foot Cup.

Inscrições abertas: 918260230 / coordenadorgeral.udlavrense@sapo.pt

Organização da U.D. Lavrense, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport

Quando: 7 e 8 de abril

Onde: Complexo Desportivo Municipal de Lavra


Orquestra de Famílias - Música

A Orquestra de Famílias iniciou um novo projeto fora de portas, na União de Freguesias de São Mamede Infesta e Senhora da Hora, e está a recrutar miúdos e graúdos com vontade de cantar, tocar, construir ritmo com o corpo, escrever letras e improvisar.

Na Orquestra de Famílias, o convite é feito a todos os que sentem a música à sua maneira e querem partilhar essa felicidade em sessões de criação artística, num ambiente descontraído.

A partir de dia 25, o Centro Cívico de São Mamede (Rua do Centro 2, 4465-166) vai ser palco destes encontros. O acesso é gratuito e esperam-se famílias com elementos de todas as idades. As inscrições podem ser feitas através do e-mail ofm@ojm.pt

As sessões no Centro Cívico de São Mamede realizam-se a 22 de abril, das 10h30 às 12h30; dia 14 de maio, das 14h30 às 16h30; e dia 27 de maio das 10h30 às 12h30.

Orientada por Sara Vilar, Ana Conceição e Beatriz Rôla, a Orquestra de Famílias é um projeto do programa educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos, criado em 2018, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 25 de março a 22 de abril

Onde: Centro Cívico de São Mamede (Rua do Centro 2, 4465-166)


A luta dos pescadores de Matosinhos durante o fascismo - Exposição Documental

Trata-se de uma exposição documental, com uma organização partilhada entre a Autarquia de Matosinhos e a Direção da Organização Regional do Porto do Partido Comunista Português, procurando dar a conhecer e homenagear gerações de pescadores que, em Matosinhos, lutaram pelos seus direitos e por melhores condições de vida, enquanto enfrentavam a repressão da ditadura fascista que assombrou o País durante quase meio século.

É dado particular destaque à greve de 71 dias, entre 10 de Abril e 20 de Junho de 1959, da qual os pescadores saíram vitoriosos, evidenciando-se também várias outras jornadas de luta levadas a cabo pela classe, até à revolução de 25 de Abril de 1974.

Quando: 01 de abril até 14 de maio

Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca


[Do Arquivo] Matosinhos Não Construído – Exposição

É a primeira mostra integralmente produzida pela Casa da Arquitectura e dedicada aos acervos que se encontram ao cuidado do Arquivo.

Esta exposição tem como tema projetos que foram parcialmente construídos, construídos e demolidos ou nunca construídos de nomes como Eduardo Souto de Moura, Fernanda Seixas, Francisco Melo, Jorge Gigante, José Almeida, José Gigante, Manuel Correia Fernandes, Pedro Mendo, Pedro Ramalho, Teresa Fonseca.

Quando: até abril, no horário da bilheteira

Onde: Casa da Arquitectura


Arquitectura para todos - Visitas orientadas gratuitas

A Casa da Arquitetura promove, a partir do próximo domingo, visitas orientadas à Casa da Arquitectura. A iniciativa é gratuita e decorrerá todos os domingos, pelas 11h.

Quando: domingos, pelas 11h00

Onde: Casa da Arquitectura


"Sapatilhas - Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio" - Exposição

“Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio” é a exposição que inaugurou a 11 de fevereiro de 2023, na Casa do Design, em Matosinhos.

Numa época em que as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, a Casa do Design inaugura esta exposição com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, para dar a conhecer uma parte do legado da indústria nacional de calçado desportivo.

Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, esta exposição explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens.

Resultado de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad—idea, Investigação em Design e Arte e o Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), a mostra propõe simultaneamente uma retrospetiva histórica e um espaço de reflexão crítica, procurando saber como a memória das sapatilhas de fabrico nacional pode ser resgatada, entendida e preservada, e como os recursos produtivos a que temos acesso, materiais e imateriais, podem ser mais bem aproveitados e criativamente potenciados.

Entre março e junho, discute-se o papel do designer como colecionador, as ligações entre o design, a indústria e o artesanato, e ainda os desafios e oportunidades no desenvolvimento sustentável.

Próximas conversas:

22 abril, Sábado, 15h30–17h00 – Design e Artesanato

27 maio, Sábado, 15h30–17h00 – Design e Indústria

17 junho, Sábado, 15h30–17h00 – Para uma Ecologia do Design

Quando: até 27 de agosto de 2023

Onde: Casa do Design, Matosinhos - Edifício Paços do Concelho, Rua de Alfredo Cunha, Matosinhos


JOÃO CARLOS - Exposição

A exposição retrospetiva “João Carlos” foi a última exposição de 2022 a inaugurar na Casa do Design, em Matosinhos.

Dedicada a João Carlos Celestino Gomes, cuja atividade de ilustrador e designer se desenvolveu desde os anos vinte até à sua morte, em 1961, a exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 111 peças que abrangem impressões em painéis e vitrines, livros, revistas e folhetos.

Quando: até 9 de abril

Horário: segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30, e as 14h00 e as 17h30; sábados, domingos e feriados, das 15h00 e as 18h00.

Onde: Casa do Design, Matosinhos


“Matosinhos, Lugar e Memória" – Exposição

A mostra temporária do Museu da Memória “Matosinhos Lugar e Memória” foi inaugurada em agosto de 2022, no âmbito das comemorações do I aniversário do Museu da Memória de Matosinhos. Recorrendo a uma seleção de fotografias da autoria de Gabriele Basilico, pertencente ao acervo da Autarquia, a exposição contrapõe esses mesmos registos na atualidade: as paisagens urbana e industrial captadas por Basilico no projeto “Uma Cidade Assim” (1996), são agora retratadas no tempo presente. Mais de 25 anos separam estas captações fotográficas, e neste contraponto é possível ver e sentir a cidade: a sua evolução, a resposta que foi dando aos novos desafios civilizacionais e às crescentes necessidades da sua população.

Entrada: 1,00€ (inclui visita à exposição permanente + exposição temporária)

Quando: até março 2023

Onde: Museu da Memória de Matosinhos


“Linhas de Vento. Percursos Artísticos na Natureza” - Obras da coleção da Fundação de Serralves

A exposição coletiva é composta por um conjunto de obras de artistas internacionais associados ao movimento land art ou earthworks como Richard Long, Hamish Fulton e Ana Mendieta que a partir de finais da década de '60 do século XX tomaram a natureza como ponta de partida para a criação de obras concebidas fora dos ateliers. A mostra estabelece um diálogo entre as obras destes artistas com os trabalhos de alguns dos maiores nomes da arte contemporânea portuguesa, como Alberto Carneiro, Fernando Lanhas, Lourdes Castro e Luísa Cunha. Encontramos em “Linhas de Vento. Percursos artísticos na natureza” um cruzamento entre pintura e desenho, escultura, registo fotográfico e audiovisual de ações e performance no meio natural, estabelecendo assim as suas obras artísticas em estreita relação com o território, a antropologia, a geologia assim como a ecologia.

Quando: até 23 de abril de 2023

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos


“António Carneiro. O poeta com pincéis” – Exposição

No ano em que se celebram os 150 anos do nascimento do artista António Carneiro (1872-1930), a Câmara Municipal de Matosinhos recorda o pintor amplamente representado na coleção artística municipal com a inauguração da exposição retrospetiva “António Carneiro. O poeta com pincéis”.

A mostra, a maior dos últimos 50 anos deste poeta e pintor, tem lugar em Matosinhos, no Museu Quinta de Santiago, ficando patente até 26 de fevereiro de 2023.

São cerca de 70 obras, objetos e documentos, parte deles inéditos ou quase desconhecidos, do único pintor simbolista português, que poderão ser vistos neste espaço museológico de Leça da Palmeira de terça a sexta, entre as 10h e as 13h e as 15h e 18h, e aos sábados, domingos e feriados entre as 15h e as 18h.

António Carneiro (1872-1930) nasceu em Amarante a 16 de setembro de 1872, celebrando-se este ano, 150 anos do nascimento deste grande artista plástico, considerado um dos maiores pintores portugueses, entre finais do século XIX e inícios do século XX.

Artista singular, de natureza sonhadora e melancólica, «pintor maior que o país», para além de paisagista, foi retratista, pintor de história, ilustrador e poeta.

Entrada: 1€ (sem terminal multibanco) – Entrada gratuita na inauguração e todos os domingos

Quando: até 30 de abril de 2023

Horário: terça a sexta, 10h-13h e 15h-18h; sábados, domingos e feriados, 15h-18h. A partir de 1 de abril, o Museu abre com horário de verão e a exposição pode ser visitada de terça a domingo 10h às 13h e das 15h às 18h.

Onde: Museu da Quinta de Santiago


Contamos contigo! – Contar contos

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar! Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.

Quando: sábado às 11h00 ou 15h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca


ECO-MERCADO – Feira de produtos biológicos

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações: aqui

Quando: sábados das 8h00 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

Comments


bottom of page