Painéis fotovoltaicos permitem autossuficiência do Hospital Pedro Hispano
- Notícias de Matosinhos

- 29 de jul.
- 1 min de leitura

A recente instalação de painéis fotovoltaicos no Hospital Pedro Hispano (HPH) tem-se revelado extremamente eficiente, respondendo de forma significativa às necessidades energéticas do hospital.
Em períodos de pico de produção, nomeadamente, entre as 12h00 e as 14h00, a produção fotovoltaica tem sido suficiente para cobrir toda a necessidade elétrica do hospital, resultando em momentos em que a instituição se torna completamente autossuficiente, sem a necessidade de consumir energia da rede elétrica externa.
Este processo de instalação foi possível graças ao financiamento do Plano de Reabilitação e Resiliência (PRR), permitindo ao hospital dar um passo importante na sustentabilidade energética. A Unidades de Produção de Autoconsumo (UPAC) 2, recentemente instalada no parque interno, responsável pela maior parte dessa produção fotovoltaica, teve um custo de instalação de 246.999,99 € + IVA, assumindo-se como um investimento significativo para a modernização e eficiência energética da instituição.
Esta UPAC 2 representa o culminar de um processo iniciado em 2021, com a instalação da UPAC 1, localizada na cobertura do Hospital Pedro Hispano, que foi o ponto de partida de uma estratégia faseada de transição energética.





Comentários