Não é propriamente de estranhar, até porque o Porto está habituado a ser palco de grandes eventos, no entanto sempre que a nossa cidade é distinguida, há motivos para celebrar. Assim, a cidade Invicta vai receber, entre os dias 5 e 6 de setembro (terça e quarta-feira), uma reunião da Organização Mundial de Saúde (OMS), onde o tema incide sobre a importância da inteligência artificial na saúde
Durante os dias referidos, a cidade vai acolher alguns dos nomes mais relevantes do panorama da saúde mundial. Serão centenas de representantes de governos, provenientes dos mais diversos sítios do planeta, assim como académicos e profissionais de saúde, que visam definir estratégias relativas ao Plano de Ação Regional de Saúde Digital para a Europa 2023-2030.
De acordo com o que refere a OMS, e tal como cita o portal de notícias da Câmara do Porto, “os avanços recentes na inteligência artificial na saúde espoletaram o debate público sobre em que extensão é que a tecnologia, e mais especificamente, a inteligência artificial generativa, tem potencial para infringir a privacidade e impactar a saúde das populações”.
Num fórum que se prevê repleto de ideias fundamentais ao futuro do setor da saúde por todo o mundo, colocar-se-ão sobre a mesa tópicos como a capacidade do digital para fazer face a doenças não transmissíveis; o digital como meio de combate a pandemias; a capacidade de resposta da telesaúde; assim como o poder da tecnologia enquanto ferramenta que fomenta a melhoria da saúde mental.
Para além de todos os tópicos que irão ser debatidos em solo portuense, a Organização Mundial de Saúde irá, ainda, divulgar o mais recente relatório regional, com o título “Aproveitar e ampliar a transformação digital para melhorar a saúde e a resiliência na região europeia”.
コメント