Porto sob aviso amarelo e risco de inundações

O distrito do Porto está esta quarta-feira sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva, por vezes forte, que poderá ser acompanhada de trovoada e rajadas de vento



O alerta foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e estende-se até às 21h00, abrangendo também os distritos de Viseu, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Viana do Castelo e Braga.

Devido à agitação marítima, com ondas de oeste/sudoeste que podem alcançar entre 4 a 5 metros de altura, vigora também um aviso amarelo para o Porto. De acordo com a informação avançada, as ondas podem passar “gradualmente a ondas de oeste/noroeste”, entre as 03h00 de quinta e as 03h00 de sexta-feira.

Tendo em conta o agravamento das condições meteorológicas, a Proteção Civil alertou para a possibilidade de inundações, esta quarta e quinta-feira, nas regiões Norte e Centro do país.

Assim, é recomendada a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas” assim como a fixação adequada de estruturas como andaimes e painéis publicitários, avisou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

É também recomendada a redução da velocidade nas estradas e desaconselhada a circulação e permanência em zonas ribeirinhas sujeitas ao galgamento do mar, bem como a prática da pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.