Protótipo de abrigo para animais apresentado no Parque Ecológico de S. Brás

Programa ced


Realizou-se no dia 30 de maio, no Parque Ecológico Monte de São Brás, uma ação de formação acerca das boas práticas do programa CED (Captura – Esterilização – Devolução), promovida pela Associação Animais de Rua, e na qual estiveram também presentes elementos da Associação MIDAS.

O CED é um programa eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres. Como forma de gestão da população de gatos assilvestrados, a Câmara Municipal de Matosinhos estabeleceu um protocolo de colaboração com quatro Associações de defesa e proteção animal no âmbito do qual foram até ao momento esterilizados 3049 gatos que foram devolvidos ao seu território de origem. Cada colónia é devidamente registada numa base de dados interna e todos os animais são posteriormente monitorizados quer pela associação responsável, quer pelo cuidador devidamente identificado e autorizado.

No âmbito da implementação deste programa, a Autarquia idealizou a construção de um abrigo que pudesse servir de abrigo e de ponto de alimentação destes animais.

O protótipo deste abrigo, concretizado pelos alunos da Escola Artística e Profissional Árvore, foi inaugurado no dia 30 de maio, pelo Vereador da Causa Animal, António Correia Pinto.