top of page

PSP e GNR vão poder atuar nas áreas uma da outra no verão

Um protocolo inédito vai permitir que PSP e a GNR possam atuar na área de competência uma da outra



Ou seja, um agente da Polícia de Segurança Pública vai poder agir numa situação que seria da responsabilidade de um militar da Guarda Nacional Republicana e vice-versa.

O protocolo foi assinado por causa do aumento de turistas esperado para este verão sobretudo tendo em conta a Jornada Mundial da Juventude.

O protocolo entra em vigor na quinta-feira e prolonga-se até 15 de setembro.

Segundo avançou à Lusa o Ministério da Administração Interna (MAI), “o protocolo inédito de cooperação operacional”, assinado na semana passada, vai entrar em vigor na quinta-feira e prolonga-se até 15 de setembro no âmbito da operação ‘Verão Seguro’.

Segundo o protocolo, os meios humanos e materiais da polícia que reforça ficam sob a direção operacional da força territorialmente competente que é reforçada e atuam na área para a qual foram solicitados.

“Nos casos em que se verifique um incidente cuja localização, natureza, características e resolução justifique a atuação e articulação de ambas as forças de segurança, o pedido de reforço é efetuado através dos seus centros de comando e controlo”, decidiu o Governo.

コメント


bottom of page