top of page

Qualifica está de volta em 2024

15ª edição vai explorar o cruzamento entre a IA e as competências humanas




A Exponor vai reabrir as suas portas, em 2024, para receber a 15ª edição da Qualifica. A Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego vai regressar entre os dias 6 a 9 de março para explorar a era da Inteligência Artificial (IA). O evento, além de ser uma exposição para a educação, pretende instigar ao sentido crítico dos jovens e dos profissionais de ensino, rumo a um grande objetivo: abraçar o progresso sem perder a humanidade.

Alicerçada ao mote "In the era of artificial intelligence, be human", o certame vai abordar o impacto crescente da IA na educação, no mercado de trabalho, bem como na vida quotidiana. É feito um convite para a reflexão sobre como as crianças e os jovens, imersos desde cedo no ambiente tecnológico, podem preservar e fortalecer os atributos exclusivamente humanos.

 "Vamos explorar o cruzamento entre o futuro e a essência do Homem, criando um epicentro de formação para os mais novos. Pretendemos que seja mais do que uma feira expositiva, transformando-se num espaço onde os jovens podem explorar as inovações tecnológicas, mas também compreender que é imperativo nutrir aquilo que nos torna intrinsecamente humanos - o pensamento crítico, a curiosidade incessante e a empatia", explica Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor.

 De modo a tornar a visita uma experiência enriquecedora para todos os jovens, familiares, educadores e professores, a Qualifica vai apresentar um espaço que se divide em seis áreas expositivas. O tema central, que é a IA, estará representado por toda a feira. De modo a não desmerecer a dimensão humana, uma das estreias será ainda o "Espaço Educar para Incluir", que vai dedicar-se a organizações que desenvolvem ofertas educativas, contribuindo para um futuro digital mais inclusivo.

O "Espaço Ensino" é um dos maiores destaques, ano após ano, uma vez que apresenta a vasta oferta formativa aos seus visitantes, que se estende de norte a sul do país, entre escolas e centros profissionais, Cursos Superiores, Mestrados e Pós-Graduações. Já "Study Abroad" vai destacar opções educativas, de formação e estágios além-fronteiras.

De modo a não comprometer a diversão durante a visita, a feira vai apresentar ainda o "Espaço Animação", no qual vão ser desenvolvidas atividades lúdicas e de animação para promover o talento. Beleza, moda, dança e gaming vão ser apenas algumas das áreas representadas nesta área. Por último, o "Espaço Didática" vai ter em exposição alguns materiais e equipamentos, tais como livros, material escolar e software educativo.

Qualquer pessoa pode visitar a 15ª edição da Qualifica, adquirindo os bilhetes no check-in do evento, pelo valor de quatro euros. Quanto às visitas de estudo, estas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no site oficial qualifica.exponor.pt.

Comentarios


bottom of page