RAP, Valter Hugo Mãe, Sousa Tavares e Rita Redshoes visitam Matosinhos
- Notícias de Matosinhos
- 10 de abr.
- 3 min de leitura
O último fim de semana do festival LeV – Literatura em Viagem acontece nos próximos dias 12 e 13 de abril e conta com a presença de nomes como Ricardo Araújo Pereira, Martim Sousa Tavares, Rita Redshoes e Valter Hugo Mãe. A entrada é gratuita.

A maior edição de sempre do festival literário LeV – Literatura em Viagem transforma a cidade de Matosinhos no epicentro do universo da literatura e da escrita, aproximando o público de vários autores nacionais e internacionais. Com mais de 1500 visitantes nos primeiros dias, o LeV antecipa mais um fim de semana repleto de descobertas literárias e culturais, em conversas que decorrem no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.
A tarde de sábado reserva um dos momentos altos da 19.ª edição do festival com a aguardada conversa entre Ricardo Araújo Pereira e Jenny Kleeman, em torno do livro "Robôs Sexuais e Carne Vegana", da própria autora. Da alimentação ao sexo e do nascimento à morte, estarão em debate temas que atravessam as grandes questões do presente e do futuro, numa reflexão que promete ser tão provocadora quanto bem-humorada sobre as fronteiras da tecnologia e da ética. A sessão tem lugar às 15h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.
No decorrer da tarde, seguem-se ainda duas conversas em tornos dos livros “Náufragos: uma baleia, uma jangada, uma história de amor” e “Mortes fabulosas dos antigos”. Por fim, na sessão das 18h00 – “Mulheres de Palavra” –, Sofi Oksanen, Inês Pedrosa e Teolinda Gersão, levantam diversas questões sobre o poder da literatura enquanto ato de resistência e mudança. Sob a moderação de Sara Otto Coelho, esta troca de ideias procura perceber como é que a escrita pode ser uma ferramenta revolucionária, questionando o impacto das palavras na luta pelos direitos e na criação de novas narrativas.
Para encerrar com chave de ouro, o penúltimo dia do LeV – Literatura em Viagem, a partir das 22h00, a banda portuguesa de rock alternativo Mundo Cão sobe ao palco do Teatro Municipal Constantino Nery para um concerto que prova que a língua portuguesa pode ser o mais poderoso dos instrumentos. Os bilhetes já estão disponíveis aqui.
A abrir a programação do último dia do LeV, com início às 15h00, a conversa “A Matéria da Ficção” junta Martim Sousa Tavares, Rita Redshoes e Mário Cláudio, com moderação de Mónica Guerreiro, num encontro que explora os aspetos invisíveis da criação literária. Entre a vivência pessoal e o imaginário coletivo, o acaso e a obsessão, o quotidiano e o extraordinário, esta conversa mergulha nas experiências, leituras e impulsos que dão origem às narrativas.
Segue-se a sessão “Escrever com os pés” e, pelas 17h00, o evento promove um momento único com Valter Hugo Mãe a ser entrevistado pela jornalista da Rádio Renascença Maria João Costa. Neste encontro, o aclamado escritor português partilha as suas experiências, inspirações e o processo criativo por trás das suas obras, oferecendo ao público uma visão mais pessoal e íntima do seu trabalho e percurso. A tarde de domingo encerra com a sessão “Boca em Flor I”, uma apresentação da oficina de performance poética ministrada por Ana Celeste Ferreira e promovida pela Biblioteca Municipal Florbela Espanca ao longo de três meses.
No virar da última página, o festival convida ainda o público a explorar a cidade de Matosinhos na escuridão com o ciclo de visitas noturnas “MOONtosinhos”. Com início às 21h30, o percurso pelo Mosteiro de Leça do Balio, em plena noite de lua cheia, evoca a figura e a obra de Camilo Castelo Branco e a sua relação com a cidade, em diálogo com a memória literária de Arnaldo Gama. No último fim de semana do evento, será também possível visitar as exposições “200 anos de Camilo Castelo Branco” e “Matosinhos – Lugar e Memória”.
Ao longo desta semana, o LeVzinho continua presente com sessões dedicadas ao público infantil e escolar, numa programação pautada por encontros com autores, oficinas criativas e ateliês de escrita e desenvolvimento de personagens. O LeV - Literatura em Viagem decorre até dia 13 de abril e é uma iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, com produção da The Book Company. As sessões têm entrada livre e gratuita. Mais informação sobre o festival e programação em: LeV - Literatura em Viagem | CM Matosinhos.
Comments