top of page

Requalificação da Rua Armando Vaz

Objetivo é melhorar condições de segurança dos peões


Esta sexta-feira, a Câmara Municipal de Matosinhos inicia uma intervenção de requalificação dos passeios na rua Armando Vaz, em Perafita, com o objetivo de melhorar as condições de segurança da circulação pedonal.

O mau estado do pavimento e a reduzida dimensão dos passeios arborizados dificultam a circulação, sobretudo a dos peões com mobilidade reduzida e a dos que transportam carrinhos de bebé.

A solução passa, como tal, por intervir no arvoredo, recorrendo a técnicas de adaptação do piso envolvente às árvores. Nos casos em que não é possível, essas árvores serão retiradas para que o passeio possa ser reconstruído e seja assegurada a circulação pedonal em segurança. Por cada árvore retirada, serão plantadas três nas imediações, nomeadamente nos entroncamentos da Rua Oriental com a Rua Padre Ângelo Ferreira Pinto.

A maioria das árvores localiza-se no passeio sul. É deste lado que está instalado o sistema de iluminação pública e onde existem as árvores de menor porte e idade.

Permanecerão 60 árvores, sendo que, nestes casos, será reparado o pavimento e serão alargadas as caldeiras à sua volta, para que as árvores se possam desenvolver no futuro sem interferir na circulação pedonal.

Será a própria comunidade a dar o impulso inicial para estas melhorias, começando na sexta-feira, dia 3, pelas 10h30, com a comunidade escolar a organizar-se para plantar de forma sustentada e orientada as novas arvores. No sábado, dia 4 de março, pelas 15h00 a comunidade em geral e as organizações locais concluirão o plantio.

A previsão é de que a obra se prolongue durante 45 dias. Serão efetuadas todas as diligências no sentido de minimizar o impacto ao nível da circulação automóvel cumprindo os prazos de execução.


Comments


bottom of page