top of page

Saber a qualidade da água dos mares do Porto? É possível, sim senhor

Ir à praia nunca foi tão fácil. Através da nova atualização feita pela Águas e Energia do Porto (AEP), na sua app digital, já é possível, entre muitas outras coisas, ter a noção, em tempo real, de aspetos como, por exemplo, a qualidade da água



Tudo o que precisa de saber está, muito provavelmente, na aplicação da AEP, onde qualquer cidadão, de forma gratuita, pode ter informações relevantes acerca das praias que pretende visitar.

Para além daquilo que, presumivelmente, será considerado pelos visitantes da app como o mais importante (a qualidade da água), a aplicação destinada a smartphones permite, simultaneamente, localizar qualquer praia e ter informações acerca de todos os seus serviços e equipamentos passíveis de serem utilizados pelos banhistas.

Trata-se de uma inovação que se coaduna com o objetivo delineado pela Câmara do Porto, que passa por fazer com que o digital se utilize, cada vez mais, em prol do cidadão, de uma forma prática e útil, capaz de fornecer o máximo de informações possíveis.

Na cidade do Porto, e tal como é possível ler no portal de notícias municipal, “tem existido um forte compromisso e investimento municipal no sentido de assegurar a qualidade dos serviços, equipamentos e controlo de qualidade das águas balneares”.

Este esforço tem feito com que se sinta uma melhoria no que toca à qualidade das águas, à eliminação de descargas de água poluída, assim como naquele que tem vindo a ser o plano de ligação de todos os edifícios à rede pública de águas residuais.

Graças a um conjunto de ações que têm sido levadas a cabo de forma bastante evidente, no Porto, destacam-se, por manterem a sua “Bandeira Azul”, as praias: das Pastoras, do Carneiro, Ourigo, Ingleses, Luz, Gondarém, Molhe, Aquário e Homem do Leme. É relevante referir, ainda, que a Praia do Homem do Leme foi distinguida com o selo de “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus.

Para além da monitorização da qualidade da água, a app permite ter noção de algumas questões mais práticas da vida quotidiana, tais como a consulta de faturas, ou até mesmo a deteção de anomalias de consumo, para as quais chega a ser possível receber conselhos de como melhorar a situação.

Se pretender descarregar a app, pode clicar aqui.

Comments


bottom of page