top of page

Senhor de Matosinhos com dezenas de concertos e exposições durante três semanas

A romaria do Senhor de Matosinhos, que se realiza há mais de 700 anos, arranca esta sexta-feira, dia 19 de maio e prolonga-se até 11 de junho com dezenas de concertos, exposições, concursos e arruadas, anunciou a câmara



Ao longo das cerca de três semanas de festividades, além das tradicionais tendas de louças, artesanato, comidas, bebidas e divertimentos, as ruas, com iluminações decorativas, vão ser ocupadas por espetáculos de bandas de músicas, ranchos folclóricos ou grupos etnográficos, segundo a programação publicada na página oficial da autarquia.

Entre os vários espetáculos destaca-se o concerto do cantor Fernando Daniel, a 26 de maio, pelas 22 horas nos jardins da Biblioteca Florbela Espanca e, a 11 de junho, o de Sérgio Gordinho, à mesma hora, mas no Teatro Municipal Constantino Nery.

O tradicional fogo-de-artifício acontece a 27 de maio, pelas 00:00.

O principal atrativo destas festas é a devoção ao Senhor de Matosinhos, motivo pelo qual a 28 de maio haverá uma procissão do Bom Jesus de Matosinhos, pelas 16 horas, pelas ruas da cidade em direção ao Monumento do Senhor do Padrão.

A 30 de maio, feriado municipal, realiza-se pelas 11 horas a celebração de uma missa solene do Bom Jesus de Matosinhos, presidida pelo bispo auxiliar do Porto, Pio Alves.

A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, que nesta ocasião tem os altares artisticamente decorados com flores, poderá ser visitada entre as 9.30 horas e meia-noite.

"Percorra a feira de artesanato, a da louça e as barraquinhas de doces tradicionais, assista à procissão e aprecie a decoração dos altares de flores", convidou a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, na página oficial de internet.

Por seu lado, o presidente da Associação para a Animação da cidade de Matosinhos e vereador da Cultura, Fernando Rocha, promete diálogo de culturas, música, fogo-de-artifício e alegria.


Commenti


bottom of page