top of page

Sociedade Ponto Verde com formação pioneira para alunos dos 2.º e 3.º ciclos

A Academia Ponto Verde, projeto educativo da Sociedade Ponto Verde, já lançou muitos desafios à comunidade escolar dedicados à Reciclagem. Este mês, inicia um Roadshow, de norte a sul do país, para o qual as escolas podem candidatar-se e tirar todas as dúvidas



“É preciso lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto?”, “Podemos reciclar embalagens mesmo com restos de gordura e vestígios de comida?” ou “Os copos de papel vão para o ecoponto azul?”: é para responder a estas e outras dúvidas que ainda possam persistir que a Sociedade Ponto Verde, através do seu projeto educativo Academia Ponto Verde”, desenhou um “Tira-Dúvidas” específico para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos.

A ação “Reciclar é na Boa” arranca, simbolicamente, no mês da Reciclagem - com o Dia Internacional a celebrar-se a 17 de maio – para continuar a sensibilizar e a promover a literacia ambiental em contexto escolar, contribuindo para que as crianças e jovens sejam cada vez mais informados e participativos no processo da gestão de resíduos, e adotem comportamentos mais responsáveis e boas práticas que os acompanhem ao longo da vida.

Está previsto, nesta primeira fase, a visita a um total de 50 escolas, de norte a sul do país. Cada sessão terá a duração de 45 minutos e um programa que vai permitir trabalhar conceitos ligados à Sustentabilidade, o ciclo de vida das embalagens, as vantagens da reciclagem, as regras de separação e, genericamente, abordar as boas práticas ambientais. Cada escola ficará ainda com cartazes com as regras de separação e conjuntos de ecopontos.

As escolas interessadas podem candidatar-se em https://academiapontoverde.pt/acoes-de-formacao/.

Este projeto é uma nova iniciativa de proximidade da Sociedade Ponto Verde junto da comunidade escolar, que está integrada na sua estratégia contínua de Educação Ambiental. O objetivo é consciencializar as crianças, desde cedo, para a importância de separar corretamente os resíduos de embalagens e de participarem, ativamente, no processo de reciclagem, ajudando a preservar o Ambiente.

"Os mais jovens têm um papel crucial no futuro do Planeta e a sua intervenção pode e deve começar o quanto antes. Ao levar a Reciclagem às escolas procuramos dar novas ferramentas aos alunos, mas também aos professores, para que estejam devidamente informados sobre as melhores práticas ambientais, nomeadamente as que estão relacionadas com a reciclagem de embalagens, e as possam aplicar no seu dia-a-dia. A Academia Ponto Verde tem esta componente desde a sua génese, de criar impactos positivos hoje, mas que perdurem ao longo da vida", afirma Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Commentaires


bottom of page