top of page

SPARK Matosinhos distinguido nos Prémios Verdes 2023

Este empreendimento, promovido pelo Castro Group, irá nascer em Matosinhos inspirado nos pilares reabilitação, tecnologia, comunidade, conexão e natureza


A cerimónia de entrega dos Prémios Verdes aconteceu esta segunda feira, dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, na Fábrica da Água de Alcântara - Lisboa, e premiou os projetos mais sustentáveis do setor a nível nacional. O SPARK Matosinhos, idealizado pelo gabinete de arquitetura Paulo Merlini Architects, foi o grande vencedor na categoria Arquitetura Sustentável, com uma Menção Honrosa.

Os Prémios Verdes, são uma iniciativa da VISÃO + Grupo Águas de Portugal e destinam-se a premiar as pessoas individuais, empresas e organizações que mais se destacam em Portugal na área do ambiente. A cerimónia contou, ainda, com uma mensagem de encerramento do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Sobre este prémio, Paulo Merlini, CEO & Founding Member do gabinete vencedor, afirma: "É com enorme prazer e orgulho que vemos o SPARK Matosinhos ser distinguido pelos Prémios Verdes na categoria de Arquitetura Sustentável. Com isto, o SPARK Matosinhos afirma e confirma a sua posição de projeto de referência nacional, também, numa frente tão importante como é a da sustentabilidade ambiental."

Este lugar traz para o futuro um dos símbolos da região e promete ser um abrigo para ideias mais inovadoras, inteligentes e sustentáveis. O SPARK Matosinhos contará com uma área total de cerca de 19 mil m², dos quais 11.100 m² de escritórios, adaptáveis às necessidades do cliente, 1.800 m² destinados a comércio e serviços, 4.000 m² de áreas comuns e de lazer, e 330 lugares de estacionamento.

Paulo Castro (CEO, Castro Group) afirma que: “é um orgulho receber esta Menção, em nome de toda a equipa Castro Group. Esta distinção é o reconhecimento do trabalho desenvolvido até aqui, na projeção de um edifício mais inteligente, voltado para as pessoas que o ocuparão e que, simultaneamente, estará conectado com o planeta. O SPARK Matosinhos é, sem dúvida, o reflexo do compromisso que assumimos com a adoção de estratégias e políticas mais sustentáveis e, consequentemente, mais inovadoras e tecnológicas”.

O desempenho energético, ambiental e tecnológico, mais que um fator de diferenciação, é um imperativo ético que nos comprometemos fomentar neste empreendimento, estando neste momento em curso um projeto dedicado à obtenção das certificações LEED e WELL, além das certificações Wired Score e Smart Score.

Esta obra tem como foco uma antiga unidade industrial de produção de leite, tendo a sua construção iniciado em 1964 e concluída em 1967. Este empreendimento procura manter vivo o ícone arquitetónico central e todas as suas forças e características.

コメント


bottom of page