top of page

Transportes portugueses vão ter “cartão único”

Na última sexta-feira, 10 de fevereiro, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) apresentou, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra, o projeto 1Bilhete.pt



O projeto tem como objetivo possibilitar a validação e compra de títulos de transporte “com qualquer cartão de transporte público ou aplicação móvel”, a fim de acabar com a necessidade de existir um cartão para cada operadora de serviços. A medida está prevista entrar em vigor até ao final do ano.

O projeto, em parceria com os Transportes Intermodais do Porto (TIP) e Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), “consiste na criação de uma plataforma tecnológica de bilhética intermodal permitindo a interoperabilidade entre os sistemas existentes, bem como a introdução de novos sistemas de bilhética”, lê-se no site oficial.

É indicado, ainda, que “será possível criar títulos de viagem de transporte público de cobertura nacional e utilizar cartões bancários, em suporte físico ou virtual, para adquirir ou validar títulos de transporte, abrindo a possibilidade da atribuição de benefícios decorrentes da utilização de uma conta unificada”.

“Este projeto preconiza a criação de um cartão único de transporte a nível nacional e prevemos ter resultados ainda este ano”, informou Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, segundo a notícia avançada pelo Diário de Notícias.

Kommentare


bottom of page