top of page

Visitas noturnas à Torre e passeios guiados celebram a Páscoa nos Clérigos

A Irmandade dos Clérigos iniciou, no último domingo, as celebrações de eventos ligados à Semana Santa, com a exposição de desenhos “Purga”, de Agostinho Santos, com curadoria de Valter Hugo Mãe



A mostra em causa, segundo salienta, exalta a “limpeza espiritual associada à Páscoa, numa purificação ligada ao ciclo de morte e ressurreição” e pode ser visitada até ao dia 30 de abril.

Paralelamente às várias iniciativas agendadas para o Porto, há também eventos a decorrer em Santiago de Compostela, na Galiza, como é exemplo a exposição espólio deste icónico monumento português. “A monumental obra arquitetónica de Nicolau Nasoni viaja até Santiago de Compostela”, presente na exposição “Clérigos fora de Portas”, vai estar patente na loja do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Através desta mostra, será possível “conhecer o património dos Clérigos, incluindo peças de arte sacra e desenhos de Sónia Teles Silva e coincidindo com a altura em que a cidade do Porto é invadida por «nuestros hermanos». “Com traços desta arquiteta, os desenhos, elaborados entre 2015 e 2018, mostram os Clérigos numa outra perspetiva”, lê-se.

Entre os dias 31 de março e 16 de abril, será também possível voltar a usufruir do programa “Clérigos by Night”, que permite uma visita à Torre dos Clérigos no período noturno. “Em slots de meia-hora, a partir das 19h00, abre-se a vista noturna no mais imponente miradouro da cidade do Porto, das margens do Douro e deste rio até à Foz”, informa a Irmandade, acrescentando que as visitas decorrem até às 23h00.

Adicionalmente, estão também agendados vários eventos culturais de homenagem a Nicolau Nasoni, arquiteto responsável pelo Complexo dos Clérigos, falecido há 250 anos, como vários passeios, guiados pelo historiador e arqueólogo Joel Cleto.

A primeira visita está agendada para o dia 8 de abril e contempla um percurso em autocarro com visitas programadas para a Casa de Ramalde, a Quinta de S. Gens, Quinta dos Bispos, Casa do Corim, a Igreja de Santiago de Bougado na Trofa e a Quinta dos Cónegos.

Todas as informações sobre o programa estão disponíveis na página oficial dos Clérigos.

Comments


bottom of page