Workshop Design Circular encerrou o programa “Be Matosinhos - Mês das Empresas

Workshop decorrido no Auditório da Junta de Freguesia de São Mamede Infesta, onde foi divulgado o processo CIRCO ensina a criar negócios através do design circular



O workshop “Criar negócios através do design circular” encerrou esta sexta feira, 14 de outubro, o programa “Be Matosinhos - Mês das Empresas”. O workshop contou com a presença da vereadora do Desenvolvimento Económico, do Comércio e Turismo, Marta Pontes e a vogal da Junta de Freguesia de São Mamede Infesta, Luísa Miguel, que procederam à abertura do evento.

O workshop decorreu no auditório da junta de freguesia de S. Mamede de Infesta e foi coordenado pela investigadora Cristina Rocha do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, contando com o apoio de António Oliveira e Jorge Alexandre, também investigadores do INEG.

O workshop decorreu com base no processo de design CIRCO (Creating Business through Circular Design), que surgiu nos Países Baixos em 2015 e fundamenta-se na aplicação do design e design thinking ao desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio circulares. Este método inspira e capacita empresas e designers para criarem negócios no quadro de uma economia circular, pretendendo assim criar soluções mais sustentáveis, através de conhecimentos e ferramentas, passando pela implementação de soluções mais ecológicas.

Em Portugal, o programa intitula-se “CIRCO HUB PORTUGAL” e já conta com a participação de 55 empresas. Financiado pelo Fundo Ambiental, é coordenado pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia, e executado em parceira com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e a APA - Agência Portuguesa para o Ambiente. O programa tem como prazo de finalização o mês de julho do próximo ano.

O programa já foi testado em vários países europeus e em outros continentes, indicando taxas de sucesso muito elevadas.