top of page

Yazmin Lacey e Jonathan Ferr são as novas confirmações do Matosinhos em Jazz

Foram revelados mais dois nomes que vão passar este ano pelo Matosinhos em Jazz



Depois de Kamaal Williams, desta vez foram anunciados no cartaz Jonathan Ferr e Yazmin Lacey. Vão atuar, respectivamente, a 9 e 15 de Julho, ambos a partir das 18 horas. Os concertos têm entrada livre.

Jonathan Ferr é hoje um dos nomes mais conceituados da cena jazz do Rio de Janeiro. O compositor, instrumentista e cantor brasileiro vai apresentar o seu mais recente álbum, Liberdade, que foi editado no passado mês de Janeiro — e que sucede a Cura (2021) e Trilogia do Amor (2019). É sobretudo um pianista, instrumento a que se dedica desde pequeno, embora tenha incorporado elementos do hip hop e da eletrónica para desenvolver uma estética afrofuturista em torno do seu jazz.

Já Yazmin Lacey é uma cantora e compositora britânica que tem vindo a explorar uma fusão de soul, jazz e eletrónica. A artista sediada em Nottingham irá apresentar o álbum que lançou no ano passado, Voice Notes, no âmbito de uma digressão internacional que também vai passar pelo Japão ou pela Austrália. É o seu primeiro longa-duração, depois de adquirir experiência e visibilidade com três EPs. O álbum conta com uma forte componente de storytelling introspetivo, ainda que apresente um tom alegre, quase fantasioso.

O festival Matosinhos em Jazz decorre durante todos os fins de semana do mês de Julho, no Coreto do Parque Basílio Teles. A organização promete anunciar mais nomes em breve. Estará também patente no local uma exposição que levou uma série de artistas portugueses a reinterpretar capas icónicas de álbuns de jazz.

Comments


bottom of page