Foram revelados mais dois nomes que vão passar este ano pelo Matosinhos em Jazz

Depois de Kamaal Williams, desta vez foram anunciados no cartaz Jonathan Ferr e Yazmin Lacey. Vão atuar, respectivamente, a 9 e 15 de Julho, ambos a partir das 18 horas. Os concertos têm entrada livre.
Jonathan Ferr é hoje um dos nomes mais conceituados da cena jazz do Rio de Janeiro. O compositor, instrumentista e cantor brasileiro vai apresentar o seu mais recente álbum, Liberdade, que foi editado no passado mês de Janeiro — e que sucede a Cura (2021) e Trilogia do Amor (2019). É sobretudo um pianista, instrumento a que se dedica desde pequeno, embora tenha incorporado elementos do hip hop e da eletrónica para desenvolver uma estética afrofuturista em torno do seu jazz.
Já Yazmin Lacey é uma cantora e compositora britânica que tem vindo a explorar uma fusão de soul, jazz e eletrónica. A artista sediada em Nottingham irá apresentar o álbum que lançou no ano passado, Voice Notes, no âmbito de uma digressão internacional que também vai passar pelo Japão ou pela Austrália. É o seu primeiro longa-duração, depois de adquirir experiência e visibilidade com três EPs. O álbum conta com uma forte componente de storytelling introspetivo, ainda que apresente um tom alegre, quase fantasioso.
O festival Matosinhos em Jazz decorre durante todos os fins de semana do mês de Julho, no Coreto do Parque Basílio Teles. A organização promete anunciar mais nomes em breve. Estará também patente no local uma exposição que levou uma série de artistas portugueses a reinterpretar capas icónicas de álbuns de jazz.
Comments