top of page

Conheça o Salicórnia, o primeiro ferryboat 100% elétrico feito em Portugal

Câmara desvendou o nome da primeira embarcação para viaturas e passageiros 100% elétrica a operar no Sul da Europa



Aveiro vai ter o primeiro ferry 100% elétrico desenvolvido em Portugal, nos estaleiros do grupo ETE no Seixal. A embarcação foi encomendada pela Câmara Municipal de Aveiro para diminuir a emissão de gases poluentes e conta com cofinanciamento do Fundo de Coesão Europeu. O Salicórnia deve estar operacional já no Verão.

"Salicórnia" é nome de uma planta que existe nas marinhas de sal de Aveiro, outrora vista como erva daninha e atualmente utilizada na cozinha "gourmet". Mas "Salicórnia" também é, a partir de agora, a denominação do novo ferryboat elétrico, que está a ser construído por encomenda da Câmara aveirense, para fazer a ligação de cerca de 15 minutos entre o Forte da Barra e São Jacinto, já a partir do verão. O nome da embarcação foi divulgado pela Autarquia, quinta-feira, numa visita aos estaleiros da Navaltagus, no Seixal.

O "Salicórnia" vai ser o primeiro ferryboat 100% elétrico a ser construído e a operar em Portugal e no Sul da Europa. E substituirá o atual ferry, o "Cale de Aveiro", que tem cerca de 70 anos e propulsão a combustíveis fósseis. A mudança para a alimentação a energia elétrica permitirá, segundo a Câmara, "retirar 300 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera".

Comments


bottom of page