O Museu do Porto inaugura este sábado, dia 29, pelas 17h30 uma exposição inédita sobre a história e a composição do Parque da Cidade
A mostra coordenada pelo arquiteto autor do projeto, Sidónio Pardal, vai estar patente no Gabinete do Tempo, na Casa do Infante.
Em «Parque da Cidade: Composição da Paisagem» é possível ver várias histórias, entre as quais “a da ambição centenária dos portuenses por um «parque municipal, devidamente arborizado»” e “a da experiência da sua fruição pelos que o visitam”.
Segundo a nota de imprensa, a exposição “apresenta ainda fotografias inéditas de Duarte Belo, ilustrações de James DeTuerk e a visão cinematográfica de André Tentúgal, realizador portuense, sobre o Parque da Cidade”.
Com áreas verdes naturalizadas que se estendem até ao Oceano Atlântico, o Parque da Cidade é exaltado nesta mostra, que estará disponível para visita até 14 de janeiro de 2024.
Paralelamente o «pulmão verde» da cidade do Porto será palco de uma conversa alargada e de uma sessão do ciclo «Um Objeto e seus Discursos», nos meses de maio e junho.
A conversa «Fazer e manter o Parque da Cidade», decorre na Casa do Infante na quinta-feira, 11 de maio, às 18h, e será protagonizada por Sidónio Pardal, Francisco Sendas, Gabriela Leite, Liliana Ferreira, Diana Almeida e Celeste Robalo.
No âmbito do Dia Internacional dos Museus, serão realizadas três visitas à exposição: na quinta e sexta-feira, 18 e 19 de maio, às 11h (orientadas por Joana Alves-Ferreira), e no sábado, 20 de maio, às 15h (conduzida por Sidónio Pardal).
A celebração do Parque da Cidade continua em junho, com uma sessão do ciclo «Um Objeto e seus Discursos» que vai decorrer no próprio local. Já o «O Parque da Cidade: natureza arquitetada» realiza-se no sábado, 3 de junho, às 18h, com Sidónio Pardal e Álvaro Domingues.
O encontro lançará uma nova perspetiva sobre este que é o maior parque urbano do país. A entrada é gratuita, sujeita a inscrição prévia, e limitada a 50 participantes.
Comments