Novo corredor verde liga Leça do Balio à Maia

Há um novo corredor, intitulado «Corredor Verde do Leça», que liga Leça do Balio à Maia



O trajeto percorre um total de 5,5 quilómetros e além de ser bastante acessível, conta com a presença de um mapa por zonas, em português e inglês.

Neste mapa é identificado o local onde a pessoa se encontra “e o que existe nas proximidades, como instalações sanitárias, estacionamento, cafetaria, estação de metro ou pontos de interesse”. Serão ainda “disponibilizados contactos úteis/de emergência, cuidados a ter e normas de conduta”, afirma o Notícias da Maia.

Para a arquiteta responsável pelo desenho do traçado, Laura Roldão, um dos objetivos do corredor é “devolver o rio às populações”, tendo como principal destaque a linha de água que nasce em Santo Tirso e desagua em Matosinhos. “A recuperação ambiental do curso fluvial é outra das intenções”.

O «Corredor Verde do Leça» tem vários acessos e, quem partir junto à Ponte da Pedra pode ler, num painel informativo, “que se trata da ponte mais antiga sobre o Rio Leça, e que integrava uma antiga estrada que fazia a ligação entre Braga e Porto”.

Durante o percurso é ainda possível descobrir o o antigo viaduto ferroviário, o Mosteiro de Leça do Balio, o Parque das Varas, o Centro Empresarial da Lionesa, e dois moinhos, um junto à Ponte de Ronfes e outro, no Lugar da Sabina.