O Coração Delta apresentou “Klara, a menina de olhos-céu”,um livro solidário

Na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos

O Coração Delta – Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, apresenta o livro “Klara – a menina de olhos-céu”, um livro solidário, redigido em quatro idiomas, para as crianças ucranianas refugiadas em Portugal.

Da autoria de Mariana Jones, esta obra para crianças encerra em si a verdadeira dimensão da solidariedade, visto ter contado com o apoio de inúmeras pessoas que, de forma anónima, garantiram os custos de impressão do livro. De salientar ainda o trabalho pro-bono da ilustradora Inês Portugal, bem como dos tradutores envolvidos na produção da edição francesa, inglesa e ucraniana deste livro, limitando-se ainda a gráfica “A Cor Laranja” a cobrar apenas os custos de impressão inerentes a este trabalho.

Com 1.300 exemplares previstos para uma primeira edição, 1.000 livros serão doados a crianças ucranianas e os restantes 300 serão adquiridos pelo grupo Q8 para desenvolver uma ação interna junto dos seus colaboradores. Ao valor angariado junto dos seus colaboradores, a empresa juntará uma verba idêntica e o total será doado a uma associação de refugiados.

“Inspirado pela necessidade de passar sentimentos e afectos, esta é a forma que encontrei de abraçar as crianças que vêm fugidas da guerra”, afirma a autora, Mariana Jones. “Imaginei este livro como um instrumento que pudesse tentar ajudar as mães ucranianas em fuga a adormecerem os seus filhos, e que os ajudasse a construir um futuro que se deseja que possa ser rapidamente vivido no país de origem, de tranquilidade e paz”, conclui.

A Delta Cafés, empresa que a autora integra, apoiou a sua colaboradora desde o primeiro momento, garantindo uma próxima impressão deste livro, para que nenhuma criança ucraniana refugiada em Portugal seja excluída deste “colo”.

A apresentação das obras para crianças, “Caracóis com Cores” e “Klara – a menina de olhos-céu” decorreu ontem na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, da Administradora do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rita Nabeiro, da pediatra no serviço de oncologia pediátrica do Centro Hospitalar de São João do Porto, Joana Rebelo, da psicóloga clínica, Raquel Teixeira, do médico e eurodeputado, Manuel Pizarro, e da autora do livro, Mariana Jones.