Grandes eventos, como o WRC Vodafone Rally de Portugal, o Festival Internacional de Teatro – FITEI, o festival Literatura em Viagem e a 1ª edição do festival MOOD, terão destaque na vasta programação para este fim de semana, em Matosinhos. Veja aqui a programação completa
WRC Vodafone Rally de Portugal - Rally
Os motores começam a aquecer, para mais uma edição do WRC Vodafone Rally de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
De 11 a 14 de maio, serão percorridas 19 etapas num total de 1.636,25km (329,06 cronometrados).
A Exponor, em Leça da Palmeira, volta a acolher o centro de operações e o parque de assistência das 90 equipas participantes. A cerimónia de pódio e entrega de prémios será, como habitualmente, na tarde de domingo, na marginal de Matosinhos.
A 56.ª edição do WRC Vodafone Rally de Portugal tem como novidades uma super-especial de 2,28 km no centro da Figueira da Foz, a fechar o primeiro dia competitivo da prova, na sexta-feira (12 de maio) e a nova classificativa de 15 km em Paredes, no domingo (14 de maio), num concelho que continua a receber o tradicional Shakedown de abertura do rali, na quinta-feira (11 de maio), nas imediações e no interior da pista de Baltar.
Horários e itinerários: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/noticias/noticia/wrc-vodafone-rally-de-portugal
Quando: 11 a 14 de maio de 2023
Onde: Exponor, Leça da Palmeira, Matosinhos
FITEI - "Ibéria Sector 5” - Teatro
Integrado no FITEI, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebe o espetáculo “Ibéria Sector 5”, de Carlota Castro, uma produção da Visões Úteis.
Sinopse: Ainda há pouco tempo, o passaporte português apresentava duas personalidades no verso das suas capa e contracapa: Luís de Camões e Fernando Pessoa; imagens essas que depois, graças ao design do documento, ecoavam por todas as outras páginas.
Seria possível propor que artistas do setor performativo ocupassem essa posição? Seria tal intento aceite pelo Estado Português? Provavelmente não.
Porquê? Porque ninguém se lembra, porque a memória desses inefáveis momentos desaparece com a morte de quem esteve presente, e porque sem memória nada se pode inscrever na identidade. Pugnar pela memória da performance – através do seu arquivo – é legitimar as artes performativas enquanto fator de identidade.
M/12
Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/iberia-sector-5
Quando: 11 e 12 de maio, 21h30
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
LEV – Literatura em Viagem - Literatura
A edição de 2023 do LeV — Literatura em Viagem, regressou a Matosinhos no dia 8 de maio, prosseguindo até 14.
A programação conta com 30 nomes imperdíveis como Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, José Eduardo Agualusa, João Tordo, António Carlos Cortez, Francisco Seixas da Costa, José Milhazes, Kalaf Epalanga, Karina Sainz Borgo ou Teolinda Gersão.
Na 17ª edição do LeV é possível ver a exposição na Galeria Municipal de Matosinhos, «100 textos em viagem» resultado do projeto «A Viagem e Os Livros», promovido pela Biblioteca Municipal Florbela Espanca em conjunto com as escolas de todos os agrupamentos do concelho de Matosinhos. Esta exposição mostra através de QR Codes 100 leituras feitas pelos alunos, tendo por base 100 textos sobre viagens da autoria de Gonçalo M. Tavares. Será, ainda, possível ver na Biblioteca Municipal Florbela Espanca a exposição documental “A luta dos pescadores de Matosinhos durante o fascismo” sobre a greve de 71 dias que os pescadores de Matosinhos levaram a cabo em 1959 e da qual saíram vitoriosos.
O LeV parte depois para as escolas do concelho e para os mais novos, nos dias de 11, 12 e 13 de maio, com o já habitual LeVzinho, que leva quatro sessões especiais a este público, guiadas por Patrícia Figueiredo, Joana Caetano, Mariana Rio e Marta Bernardes, e um programa de atividades para o público infantil da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, ao longo de todo o dia 13 de maio, sábado.
Para o público em geral, a viagem proposta prossegue na tarde de sexta-feira, 12 de maio, com a sessão de abertura das mesas de debate, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Matosinhos. O ponto de partida é o «Estado do mundo», tendo Álvaro Domingues, Carlos Magno e Francisco Seixas da Costa como protagonistas, numa conversa moderada por Maria João Costa.
O programa prossegue até domingo, 14 de maio, data de encerramento da iniciativa.
A participação no LeV é gratuita e limitada à lotação do espaço.
Veja aqui o programa completo: LeV - Literatura em Viagem 2023 - Programa
Quando: 8 a 14 de maio de 2023
Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca, Matosinhos
Festival MOODS – Festival
Inserido no âmbito do Fórum de Sustentabilidade e Sociedade, a iniciativa do Global Media Group, em parceria com a Galp, a Caixa Geral de Depósitos, o Inatel, o Grupo Bel e a Câmara Municipal de Matosinhos, o Festival MOODS tem como objetivo a criação de um movimento nacional pela sustentabilidade social e pretende ser um evento multidisciplinar, com atividades culturais sustentáveis diversas, formativas e didáticas para toda a família, das crianças aos idosos. Não haverá apenas um espaço, mas sim uma organização em ‘alvéolos’, espalhados pelos jardins, onde espetáculos, workshops, ativações e até pitches de projetos inovadores se vão desenrolar. Estarão presentes iniciativas tais como Urban Farmers, teatros de rua, Loja de Conservas, espetáculos de novo circo, concertos de música, exposições irreverentes, jogos tradicionais, conversas informais, entre outras.
Programa completo em: https://www.sustentabilidadeesociedade.com/programa#moods
Quando: Dia 12: 14h às 19h30 | Dia 13: 10h às 19h30 | Dia 14: 10h às 19h30
Onde: Jardim Basílio Teles, Matosinhos
BIOBLITZ – Evento
Matosinhos volta a marcar presença no bioblitz 2023, que decorre até 14 de maio na fundação de serralves.
O bioblitz é um evento pedagógico e científico de referência, no âmbito da educação e sensibilização para a biodiversidade, o ambiente e a sustentabilidade que procura dar a conhecer a fauna e a flora do parque de serralves, através da conexão entre metodologias exploratórias, científicas, artísticas e culturais - uma narrativa contemporânea para a sustentabilidade, inspirada no objetivo de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 “proteger a vida terrestre”.
As oficinas e atividades de sensibilização ambiental decorrem nos seguintes horários: segunda a sexta às 9h30, 10h30 e 11h30 e aos sábados e domingos pelas 10h00 e 13h00.
Mais informações e inscrições em: https://bioblitz.serralves.pt/inscricao
Quando: 8 a 14 de maio
Onde: Fundação de Serralves
Festas de Nossa Senhora da Hora – Festas Populares
De 28 de abril a 18 de maio, decorrerá mais uma edição das Festas de Nossa Senhora da Hora, com Folclore, dança, música popular, concertos, para além do fogo de artifício, cerimónias religiosas e muita animação.
Consulte toda a programação em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/festa-de-nossa-senhora-da-hora
Quando: 28 de abril a 18 de maio
Onde: Senhora da Hora
GOALBALL - Desporto
No próximo sábado, 13 de maio, decorre uma ação de Goalball, atividade desportiva inclusiva, com organização do Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra (CRPF) em parceria com a ALADI (Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual).
Uma iniciativa com o apoio da Câmara de Matosinhos e da Matosinhos Sport
Quando: 13 de maio, 14h30
Onde: Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra e ALADI (Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual)
3ª Caminhada do Coração - Caminhada
A Clínica de Insuficiência Cardíaca (CLIC) da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULS) vai realizar dia 13 de maio, pelas 10h00, a 3ª Caminhada do Coração, no Corredor Verde do Leça (com início junto ao Mosteiro de Leça do Balio).
Esta atividade, que inclui uma caminhada, uma sessão de relaxamento, e a distribuição de um lanche saudável, tem como principais objetivos reforçar a adoção de um estilo de vida saudável, quer para o tratamento quer para a prevenção desta patologia, bem como consolidar a educação ao doente e respetivos cuidadores.
A iniciativa, que visa assinalar também o Mês do Coração, é dedicada aos doentes, seus familiares e amigos, bem como a todos os profissionais da ULSM e dos seus parceiros que pretendam participar.
Uma iniciativa com o apoio da Câmara de Matosinhos e da Matosinhos Sport.
Quando: 13 de maio, 10h00
Onde: Corredor Verde do Leça
Meeting Natação Matosinhos Sport - Torneio
No dia 14 de maio, das 9h00 às 13h00, decorre o torneio de escolas de natação das 7 piscinas e uma escola de natação convidada pela Matosinhos Sport.
Quando: 14 de maio, 9h00-13h00
Onde: Piscina Municipal da Senhora da Hora
Mês do Fado – Tributo a Álvaro Martins
Prestando tributo a Álvaro Martins, durante o mês de maio, terão lugar diversos espetáculos de fado, em diferentes locais.
A entrada é livre.
Toda a programação em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/mes-do-fado
Quando: 6 a 31 de maio de 2023
Onde: Custóias, Guifões e Leça do Balio
"José de Lemos" - Exposição
“A Casa do Design recebe a retrospetiva “José de Lemos” dedicada a um artista que, durante décadas, foi um caso à parte na multidão de génios da ilustração portuguesa do século XX. A exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 52 peças.
José de Lemos iniciou carreira na imprensa, em 1927, deixando o seu traço modernista e de altos contrastes nos diversos jornais e revistas em que trabalhou. A literatura para crianças e o vespertino Diário Popular marcaram a sua vida e obra.
A exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 52 peças que abrangem desenhos, jornais, revistas e folhetos. O programa inaugural tem início às 16 horas.
Organizada pela esad—idea, em parceria com as Câmaras Municipais de Matosinhos e de Setúbal, a exposição na Casa do Design foi apresentada pela primeira vez no âmbito da Festa de Ilustração de Setúbal 2020. Desta exposição surgiu também a publicação homónima, coeditada pela esad—idea e pela Arranha-Céus”.
Mais informações em: https://casa-design.pt/pt
Quando: 20 de abril, até 17 de setembro Onde: Casa do Design A luta dos pescadores de Matosinhos durante o fascismo - Exposição Documental Trata-se de uma exposição documental, com uma organização partilhada entre a Autarquia de Matosinhos e a Direção da Organização Regional do Porto do Partido Comunista Português, procurando dar a conhecer e homenagear gerações de pescadores que, em Matosinhos, lutaram pelos seus direitos e por melhores condições de vida, enquanto enfrentavam a repressão da ditadura fascista que assombrou o País durante quase meio século. É dado particular destaque à greve de 71 dias, entre 10 de Abril e 20 de Junho de 1959, da qual os pescadores saíram vitoriosos, evidenciando-se também várias outras jornadas de luta levadas a cabo pela classe, até à revolução de 25 de Abril de 1974. Quando: 01 de abril até 14 de maio Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
O Museu é + velho do que eu - Festas de Aniversário
"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversario destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou a Cascata Gigante e realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.
Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.
Quando: Sábado das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00
Onde: Museu da Quinta de Santiago Arquitectura para todos - Visitas orientadas gratuitas A Casa da Arquitetura promove, a partir do próximo domingo, visitas orientadas à Casa da Arquitectura. A iniciativa é gratuita e decorrerá todos os domingos, pelas 11h. Quando: domingos, pelas 11h00 Onde: Casa da Arquitectura "Sapatilhas - Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio" - Exposição “Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio” é a exposição que inaugurou a 11 de fevereiro de 2023, na Casa do Design, em Matosinhos. Numa época em que as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, a Casa do Design inaugura esta exposição com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, para dar a conhecer uma parte do legado da indústria nacional de calçado desportivo. Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, esta exposição explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens. Resultado de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad—idea, Investigação em Design e Arte e o Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), a mostra propõe simultaneamente uma retrospetiva histórica e um espaço de reflexão crítica, procurando saber como a memória das sapatilhas de fabrico nacional pode ser resgatada, entendida e preservada, e como os recursos produtivos a que temos acesso, materiais e imateriais, podem ser mais bem aproveitados e criativamente potenciados. Entre março e junho, discute-se o papel do designer como colecionador, as ligações entre o design, a indústria e o artesanato, e ainda os desafios e oportunidades no desenvolvimento sustentável. Próximas conversas: 27 maio, Sábado, 15h30–17h00 – Design e Indústria 17 junho, Sábado, 15h30–17h00 – Para uma Ecologia do Design Quando: até 27 de agosto de 2023 Onde: Casa do Design, Matosinhos - Edifício Paços do Concelho, Rua de Alfredo Cunha, Matosinhos
Contamos contigo! – Contar contos Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar! Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos. Quando: sábado às 11h00 ou 15h00 Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca ECO-MERCADO – Feira de produtos biológicos Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa. Mais informações: aqui Quando: sábados das 8h00 às 13h00 Onde: Jardim Basílio Teles
コメント