top of page

Parque de Serralves celebra 100 anos com programação especial

Este ano, o Parque de Serralves assinala o 100.º aniversário e, de forma a comemorar o centenário, a Fundação de Serralves criou um programa especial



A sessão de apresentação da programação dos “100 Anos do Parque”, dirigida por Maria Fernanda Rollo, historiadora e professora universitária, contou ainda com a revelação do “projeto de recolha de memórias e testemunhos” que visa apelar “ao envolvimento dos seus visitantes, através da partilha, por exemplo, de fotografias e histórias”, lê-se na notícia avançada pelo Porto.

De acordo com a mesma fonte, o alinhamento do centenário inclui “entrevistas com responsáveis pelas políticas e gestão do Parque e da Fundação de Serralves, frequentadores, visitantes e outros protagonistas”.

Em março, nos dias 3, 17 e 30, terão lugar conferências “que irão reunir vários convidados para participar em conversas coletivas”.

Nos dias 21 e 22 de abril, o Parque “abre as suas portas” e convida as pessoas “a partilhar as suas recordações, memórias, fotografias e outros objetos, com testemunhos em áudio e em vídeo”, no evento Dias da Memória.

Já a 25 de maio, será feita “a apresentação pública e publicação na Internet das entrevistas realizadas, devidamente indexadas e classificadas”.

Helena Freitas, diretora do Parque de Serralves, anunciou ainda a criação de “novos projetos infraestruturais, como a nova Horta Pedagógica, a Estufa e os Novos Caminhos da Quinta que permitirão uma acessibilidade universal”.

Recorde-se que o Parque conta também com uma vasta programação contínua de conversas, exposições, exibição de filmes e a afamada Treetop Walk, que convida os visitantes a percorrer o parque num passadiço à altura da copa das árvores. Os Sons no Parque, que apela ao “experienciar os sons ao sabor das estações”, os habituais mercados e visitas temáticas são igualmente motivos aliciantes para o visitar.

Além destes, os eventos anuais que lá acontecem contam com visitantes de várias partes do mundo. O Serralves em Festa, que decorre entre os dias 2 e 4 de junho, contará com “50 horas non-stop” de atuações de artistas nacionais e internacionais de vários géneros musicais. Teatro, dança, exposições, circo e “inúmeros workshops” são, também, expectáveis. Já o “evento pedagógico e científico de referência”, Bioblitz, terá lugar de 8 a 14 de maio. A habitual Festa de Outono, que “marca a chegada da nova estação e celebra a época das colheitas” com várias atividades temáticas, acontece nos dias 23 e 24 de setembro.

A apresentação do livro “Parque de Serralves: 100 anos de História”, que marca este centenário, está marcada para o dia 18 de novembro.

Comments


bottom of page