Regras de participação e fichas de inscrição para Peças de Teatro

Inscrições abertas para as recriações históricas


“Os Piratas” estão já a preparar-se. De 8 a 10 de julho, o tumulto dos piratas regressa a Leça da Palmeira na zona envolvente do Forte Nossa Senhora das Neves.

Esta é mais uma recriação histórica que faz, desde 2012, parte do cartaz cultural de Matosinhos. Se pretende entrar nesta aventura que nos faz regressar alguns séculos atrás, ao universo dos piratas e às pilhagens às embarcações carregadas de ouro, as inscrições para a recriação histórica podem ser feitas até ao dia 10 de junho.

Podem participar no certame, artesãos e mercadores individuais, em representação de Municípios, Associações de Artesãos ou Freguesias, bem como as pessoas coletivas que se comprometam a apresentar artesanato ou produtos genuínos enquadrados no período compreendido entre séc. XVI a XVIII em especial as que recriem as vivências do séc. XVII e XVIII.

A recriação histórica “os Hospitalários no Caminho de Santiago” regressa este ano ao seu formato tradicional. Durante cinco dias, de 7 a 11 de setembro, a zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio regressa à época medieval.

As inscrições para esta recriação histórica podem ser feitas até ao dia 8 de julho e podem participar artesãos e mercadores individuais, em representação de Municípios, Associações de Artesãos ou Freguesias, assim como pessoas coletivas que se comprometam a apresentar artesanato ou produtos genuínos enquadrados no período medieval, em especial as que recriem as vivências do séc. XIV.

A recriação “os Hospitalários no Caminho de Santiago” incide sobretudo nos episódios históricos relacionados com o Mosteiro de Leça do Balio da Ordem do Hospital e a assistência aos que rumavam em peregrinação a Santiago de Compostela.

Em 1372, o mosteiro de Leça do Balio foi o palco do primeiro casamento por amor de um rei fora de Lisboa. Contra a vontade de todos, D. Fernando casa com D. Leonor Teles tornando-a rainha de Portugal. A cerimónia ocorre debaixo de protestos por parte do povo, reprimidos violentamente pelo rei. A controversa festividade será este ano, mais uma vez, recriada no mosteiro de Leça do Balio.

Os artesãos, mercadores individuais ou entidades coletivas interessadas em participar nestas recriações históricas deverão consultar as regras de participação e preencher a respetiva fica de inscrição.


Confira aqui as regras de participação e fichas de inscrição:

- “Os Piratas”

- “Hospitalários no Caminho de Santiago”