Serviço de Dermatologia da ULSM assinala Dia do Euromelanoma

A partir de dia 16 a 20 de maio, o Serviço de Dermatologia e Venereologia do Hospital Pedro Hispano/ULSM vai realizar rastreios gratuitos de cancro cutâneo aos seus utentes, aderindo mais uma vez, através desta iniciativa, ao Dia do Euromelanoma 2022, o Dia dos Cancros da Pele


O Dia do Euromelanoma assinala-se a 18 de maio, mas no Hospital Pedro Hispano o rastreio terá início na próxima segunda-feira, 16 de maio, decorrendo ao longo da semana.

O rastreio é gratuito, mas é necessário fazer a inscrição pelo telefone: 911 96 64 64

Depois de dois anos de pandemia que motivaram a suspensão dos rastreios em modo presencial, a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) retomou esta iniciativa, convidando os vários serviços de Dermatologia a participar.

O Dia do Euromelanoma é uma iniciativa europeia criada com o objectivo de promover e partilhar informação sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do cancro cutâneo.

O rastreio consiste no exame completo da pele, na informação sobre cuidados com a exposição solar – o factor de risco mais importante para o desenvolvimento de cancro cutâneo –, na realização de um pequeno questionário, chamando atenção das alterações a valorizar nos “sinais”.