top of page

Serviço de Oftalmologia terminou o ano de 2022 a conquistar prémios

A Reunião de Casos Clínicos de Glaucoma, que decorreu no dia 21 de janeiro e contou com a presença de vários serviços públicos e privados de oftalmologia a nível nacional, recebeu o médico Renato Barbosa, interno do 4º ano, que apresentou um caso de um glaucoma maligno



“Apresentei o caso clínico sobre um glaucoma maligno recorrente, de um doente proveniente do Algarve, que constituiu para a equipa um complexo desafio de diagnóstico e depois terapêutico”, refere o médico.

“O doente tinha um glaucoma de ângulo fechado num olho, foi operado e desenvolveu uma condição rara de glaucoma maligno. Curá-lo e salvar o olho foi um desafio enorme. Pela raridade do caso foi levado a esta reunião e ficamos muito felizes pelo reconhecimento”, congratula-se Paula Tenedório, Diretora do Serviço de Oftalmologia, do Hospital Pedro Hispano. Mas, já em setembro, o mesmo médico, Renato Barbosa, tinha sido alvo de um prémio na ESCRS Summer 2022 no 40º Congresso anual da European Society of Cataract & Refractive Surgeons. “Apresentamos um trabalho sobre a análise de uma série de cirurgias de implante de lentes de suspensão escleral realizadas no Hospital Pedro Hispano. Trata-se de uma cirurgia complexa que envolve a colocação de uma lente intraocular que é suturada à esclera, realizada em casos selecionados”.

No final do ano, a médica interna de 3º ano, Ana Rita Viana, também foi contemplada com o prémio de melhor comunicação oral com o trabalho “Long-term results of sulcus implantation of a single-piece acrylic intraocular lens following posterior capsule rupture during phacoemulsification”, no Congresso Internacional 26th ESCRS Winter Meeting 2022. O trabalho versou sobre “uma revisão dos resultados funcionais e de segurança a longo prazo após cirurgia de catarata complicada com rutura da cápsula posterior e colocação de lente intraocular no sulco”, acrescentou Ana Rita Viana. Na área da Pediatria, também foi reconhecido o seu trabalho com dois pósteres apresentados no congresso internacional, o “47th Annual Meeting of the European Paediatric Ophthalmological Society” que decorreu em Munique. Um dos pósteres apresentava um “um caso clínico raro de uma criança com neovascularização coroideia idiopática do nosso serviço, tratada com sucesso com injeções intravítreas de aflibercept (anti-VEGF)”. O segundo trabalho apresentado mostrou “uma revisão dos casos de conjuntivites neonatais do nosso hospital ao longo dos últimos 10 anos. Este foi um póster feito em conjunto com a especialidade de Pediatria e Neonatologia” – disse Ana Rita Viana. E 2022 terminaria com mais um prémio também da sua autoria, ao apresentar uma comunicação oral no 65° Congresso Português de Oftalmologia - Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, que decorreu em Coimbra. Foi vencedor do Prémio SPO/DAVI "Melhor apresentação na área de Glaucoma". Na sua apresentação demonstrou que “o bom controlo da pressão intraocular precocemente após cirurgias de glaucoma realizadas no nosso serviço (trabeculectomia e esclerectomia profunda não penetrante) resulta numa maior probabilidade de sucesso cirúrgico e controlo eficaz da pressão intraocular a longo prazo”.

コメント


bottom of page