430 mil euros para o desporto

Mais de seis mil atletas abrangidos pelo apoio da autarquia


56 associações desportivas, dedicadas a modalidades diversas, foram contempladas com um apoio global superior a 430 mil euros por parte da autarquia.

Para o efeito, foram, celebrados no dia passado dia 15, no Edifício dos Paços do Concelho, os Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo, numa sessão que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, do Vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta, do Vereador do Desporto, Vasco Pinho, do Administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, do Presidente da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Paulo Carvalho, da Presidente da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Maria de Lurdes Queirós, e do Presidente da União das Freguesias de Senhora da Hora e S. Mamede de Infesta, Leonardo Fernandes.

A verba destina-se a apoiar o desenvolvimento da prática desportiva federada de formação, nomeadamente o pagamento de exames médicos junto do Centro de Medicina Desportiva do Porto e das inscrições nas Associações/Federações de Modalidades Desportivas, a mais de seis mil atletas, masculinos e femininos.

No entender da autarquia, as associações desportivas desempenham um papel crucial na implementação da prática desportiva, contribuindo para a divulgação e implementação de hábitos saudáveis junto das populações, bem como oferecendo serviços destinados ao lazer e ocupação de tempos livres. Como tal, defende a necessidade de dotar as associações desportivas de meios e recursos que permitam desenvolver a sua atividade regular.

As associações contempladas são as seguintes: Atlético Desportivo Polenenses, Clube de Karaté Shotokan de Matosinhos, Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Alto de Avilhó, Rolar Matosinhos – Associação Desportiva, Gatões Futebol Clube, Guifões Sport Clube, Clube de Desporto C + S de Lavra, Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra, Associação Académica de Leça, Associação Beat Your Limit! – BYL!, Associação de Ténis de Matosinhos, Clube de Andebol de Leça, Centro Hípico do Porto e Matosinhos, Clube Naval de Leça, Clube de Vela Atlântico, Grupo Desportivo Basquete de Leça, Grupo Desportivo e Cultural da Cohaemato, GRD Leça – Associação Desportiva, Sport Clube do Porto – Centro de Vela, Yate Clube do Porto, Associação Desportiva Sentido Livre, Desportivo de Leça do Balio, Núcleo de Karaté Goju-Ryu de Matosinhos, Associação Cultural Desportiva e Recreativa Jogo de Negro – ACDRJN, Associação Cultural Recreativa e Desportiva – Arena de Matosinhos, Academia de Karaté de Matosinhos, Associação Onda do Norte, Associação Portuguesa de Defesa Pessoal Vietvodaojic, Clube de BTT de Matosinhos, Código Conquista – Associação Desportiva, Centro Popular dos Trabalhadores do Bairro de Carcavelos, Grupo Desportivo 4 Caminhos, Grupo Desportivo Dias Ferreira, Leixões Sport Clube, Associação Recreativa de Freixieiro, Grupo Desportivo Aldeia Nova, Grupo Desportivo e Recreativo Juventude das Ribeiras, Associação Académica de S. Mamede, Bells & Belts – Clube de Karate e Girevoy Sport, Clube Araújo Patinagem Artística, Clube de Bilhar Os Netinhos, C. C. A. D. – Clube de Combate – Associação Desportiva, Futebol Clube de Infesta, Geraçãoanimada – Associação Desportiva, Grupo Cultural Desportivo e Recreativo da Realidade, Grupo de Xadrez 113, Parábola Fantástica – Associação, Andebol Clube Os Lusitanos, Associação Recreativa Cultural e Desportiva Junqueira F. C., Alfa Académico Clube, Academia de Ténis da Senhora da Hora, CGCN - Clube de Golfe Citynorte, Centro Nacional de Karaté Desportivo, Matosinhos Futsal Clube, Padroense Futebol Clube e Real Clube Senhorense.