top of page

94 toneladas de materiais entregues em 2023

Em 2021, a LIPOR e os seus Municípios Associados, entre os quais se inclui Matosinhos, criaram uma solução inovadora para facilitar a entrega de resíduos e materiais cujo destino não é o ecoponto.



Os Ecocentros Móveis, de uma forma itinerante, percorrem os oito municípios associados à LIPOR.

Nestes equipamentos, financiados pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, é possível entregar materiais como embalagens contaminadas, lâmpadas, equipamentos elétricos e eletrónicos, cd’s, dvd’s, pilhas e pequenos acumuladores, tinteiros e toners, resíduos de papel não embalagem, bem como rolhas de cortiça.

No ano passado, 93.820 kg de materiais foram entregues pelos cidadãos nos Ecocentros Móveis, o que equivale ao peso de três autocarros de passageiros.

Em 2023, verificou-se um aumento considerável na entrega de alguns itens como as lâmpadas (mais de uma tonelada em relação ao ano anterior) e nos tinteiros e tonners (mais de duas toneladas relativamente a 2022).

No caso do concelho de Matosinhos, os dois Ecocentros Móveis que circulam semanalmente pelas várias freguesias estão atualmente em Lavra (em frente à sede do Agrupamento de Escolas de Lavra, na rua da Cruz) e em Guifões (em frente à piscina municipal) e aí permanecerão até à próxima segunda-feira. De 23 a 29 de janeiro, estarão em Perafita (no parque de estacionamento da escola na rua Oriental) e em Custóias (no largo do Souto).


Comments


bottom of page