top of page

A UFSMISH criou um protocolo de prestação de cuidados primários de saúde oral

Protocolo de cooperação com a Fundação Fernando Pessoa (FFP) para a prestação de cuidados primários de saúde oral nas Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa



A União de Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora celebrou um protocolo de cooperação com a Fundação Fernando Pessoa (FFP) para a prestação de cuidados primários de saúde oral nas Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa.

Tem por objetivo o atendimento, diagnóstico, promoção e tratamento médico dentário, através da prestação de cuidados primários, sem custos para a população com carências económicas.

Os utentes encaminhados pela União de Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, deslocar-se-ão para os referidos tratamentos, às instalações das Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária (CPMD) acompanhados pela credencial/referenciação emitida pela junta de freguesia.

Estes cuidados englobam a realização de tratamentos na área da higiene e profilaxia, medicina dentária conservadora e cirurgia oral menor.

Qualquer ato ou procedimento clínico mais diferenciado para além dos cuidados primários de saúde oral, ou reabilitações com componente laboratorial (próteses, aparelhos ortodônticos, etc.) só serão efetuados se foram assumidos os respetivos honorários pelos utentes, que poderão beneficiar dos preços das tabelas aplicadas nos serviços das CPMD.

Para ter acesso à credencial, o agregado familiar terá que passar pela avaliação socioeconómica realizada pela assistente social da UF. A elegibilidade para o programa depende da situação de carência económica do agregado e é avaliada através dos documentos comprovativos dos rendimentos e despesas.

Contactos: tanialima@uf-smish.pt; 229510110 (SH) ou 229069620 (SMI)


Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária Faculdade de Ciências da Saúde Rua Carlos da Maia, 296 4200-150 Porto – Portugal Telf. + 351 22 507 46 30

bottom of page