top of page

Aluna de Matosinhos selecionada para ir ao Parlamento Europeu da Juventude




A aluna Amanda Vitória Martins, da turma C do 12º ano da escola secundária da Senhora da Hora, foi selecionada na Sessão Nacional de Lisboa, para ir a Riga, Letónia, para participar na Sessão Internacional do European Youth Parliament, que se vai realizar entre os dias 23 e 30 de julho. 


O NM esteve à conversa com Amanda Martins:


Quem é Amanda Martins?

Eu sou uma jovem que veio do Brasil há seis anos com a família por motivos profissionais dos pais, e nesse período tive a experiência de viver e estar em contato com a cultura de dois países diferentes (Espanha e Portugal). Durante este tempo fui desafiada a aprender outros dois idiomas para além do meu, durante a trajetória estudantil em uma escola americana, duas escolas espanholas e por fim uma escola portuguesa onde concluí o 12º ano. 

E foi nesta escola onde terminei minha trajetória no secundário, que minha habilidade com a língua inglesa e meu dinamismo em sala de aula despertaram o interesse da Professora de inglês Fátima Guimarães, que me apresentou o EYP. Nesta mesma escola fiz parte da reestruturação da Associação de Estudantes, onde atuo como presidente da direção. Todas essas experiências e desafios têm acrescentando e possibilitado, crescimento e amadurecimento tanto como pessoa quanto como jovem cidadã.


A Amanda foi selecionada para participar na sessão internacional do European Youth Parliament? Como é que aconteceu esta seleção?

Esta seleção foi um processo muito interessante, primeiro tive de participar da sessão regional do EYP que incluía diversas pessoas de diferentes escolas do Porto, esta sessão foi on-line e dependendo do desempenho de cada um, passávamos então para a sessão nacional. A sessão nacional ocorreu esse ano em Lisboa, foram 4 dias de muita pesquisa e trabalho, estávamos divididos em comitês, onde cada comitê tinha um tema de profunda relevância para a comunidade europeia e até mesmo mundial na atualidade. Durante estes quatro dias fomos avaliados em diversos aspetos, tanto no desempenho e trabalho individual, como no trabalho em equipa, também foram analisadas nossas capacidades de pesquisa e conhecimento de cada tópico, a desenvoltura no falar e se expressar para os demais, e também o nível de inglês.

Neste evento havia muitos jovens de diversos lugares do país, em busca de novas

experiências, conhecimento e de se desenvolver cada vez mais em diversas áreas. Entre pouco mais de 100 jovens, 28 foram selecionados para diversas sessões internacionais a decorrer na Europa entre o verão deste ano e o início do ano que vem. Juntamente com eles eu também fui selecionada, baseada nos critérios referidos, para estar em Riga, na Letônia, entre 23 e 30 de julho.


O que é o European Youth Parliament?

O EYP é um programa educacional que reúne jovens de toda a Europa para

debaterem sobre temas de relevância global para a nossa geração e o futuro. Possui a missão de inspirar e empoderar uma geração, de pessoas informadas, responsáveis, e de cidadãos ativos com uma mente aberta, que venham moldar e impactar a sociedade.


O que espera com esta representação?

Eu espero continuar aprendendo cada dia mais, me tornar uma pessoa cada vez mais informada e consciente sobre os assuntos de grande importância tratados no EYP. Também espero me tornar inspiração para outros jovens, que como eu tem interesse em trabalhar para as mudanças e melhorias no mundo.


Sabemos que uma viagem à Letônia é dispendiosa, contas com algum apoio?

Por enquanto não, porém minha família está se esforçando para que eu possa ir, e tomar parte nessa experiência tão gratificante e importante para o meu crescimento pessoal.




bottom of page