top of page

Angeiras Beach Hostel abre em outubro

Pensado para acolher visitantes, surfistas e peregrinos, o Angeiras Beach Hostel, situado mesmo por cima do Mercado de Angeiras, oferece alojamento para 70 pessoas.

ree

O novo Angeiras Beach Hostel foi inaugurado este sábado, dia 27 de setembro, trazendo uma proposta diferenciadora de alojamento turístico e dinamização local ao emblemático Mercado de Angeiras, em Lavra.

Instalado no piso superior do icónico edifício do mercado, o espaço ocupa uma área de cerca de 1.000 m², num local estratégico: no limite norte do concelho de Matosinhos, junto à costa atlântica e a poucos quilómetros do Aeroporto do Porto. Esta localização privilegiada oferece aos visitantes a possibilidade de explorar o melhor da costa, da tradição piscatória e da hospitalidade local.

Pensado para acolher surfistas, peregrinos e visitantes, o projeto pretende reforçar a atratividade turística da região, aumentando o movimento no mercado e nos reconhecidos restaurantes de peixe e marisco fresco.

Com capacidade para 70 hóspedes, o Angeiras Beach Hostel disponibiliza diferentes opções de alojamento:

• 6 dormitórios para 8 pessoas (3 com casa de banho privativa, um dos quais para pessoas com mobilidade reduzida),

• 1 dormitório para 12 pessoas,

• 5 dormitórios em cabines privadas para duas pessoas


De referir que as cabines privadas foram inspiradas nas barracas de praia típicas das praias de Matosinhos, reinterpretando este símbolo local com um design

contemporâneo. A luminosidade natural, proveniente dos grandes envidraçados

circulares da fachada, cria ambientes de convívio acolhedores e autênticos.

Inaugurado num dia simbólico como o Dia Mundial do Turismo, este novo espaço é, para Marisa Mesquita, administradora do Angeiras Beach Hostel, “mais do que um alojamento. É um projeto, que nasce de uma visão estratégica do Município de Matosinhos, e que concretiza uma nova forma de pensar o turismo: sustentável, autêntico e totalmente ligado ao território e à comunidade”. Concebido para ser muito mais do que um hostel, este espaço foi pensado para que seja “uma porta de entrada para uma experiência única da costa de Matosinhos, um ponto de apoio para os peregrinos dos Caminhos de Santiago, um hub de sustentabilidade onde o turismo, o surf e a natureza andam de mãos dadas mas, acima de tudo, este é um projeto de comunidade, que se alimenta dos parceiros locais como os artesãos, escolas de surf, restaurantes, entre outros...”, acrescenta Marisa Mesquita.

Aliás, esta ligação à comunidade é bem vincada já na inauguração, onde de forma simbólica, foi realizado um showcooking pelo Chef Hélio Loureiro, que preparou uma Massada de Peixe, com ingredientes comprados aos vendedores do mercado de Angeiras.

O projeto, da responsabilidade da Arquiteta Adriana Miranda alia materiais de elevada durabilidade e conforto como o cimento, que remete para a herança do mercado de peixe, em funcionamento no piso inferior, e a madeira, que confere conforto térmico e acústico, reforçando também uma abordagem sustentável.

Com esta abertura, o Angeiras Beach Hostel pretende complementar a oferta de

alojamento existente na região potenciando o setor turístico e a economia local,

promovendo o prolongamento da estadia dos visitantes e valorizando a gastronomia e a cultura tradicionais.

O Angeiras Beach Hostel abrirá ao público durante este mês de Outubro.

Comentários


bottom of page