top of page

APDL implementa novo sistema de gestão no Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões

Esta solução representa um avanço decisivo na modernização e digitalização das operações do terminal.

ree

APDL anuncia a entrada em funcionamento, desde 15 de setembro, do novo Terminal Operating System (TOS) no Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), desenvolvido em parceria com a FORDESI.

Esta solução representa um avanço decisivo na modernização e digitalização das operações do terminal, reforçando a eficiência, a segurança e a qualidade do serviço prestado aos clientes.

O TOS integra novos módulos de gestão inteligente de parque e de operações de carga e descarga, desenvolvidos pelas equipas da Direção de Sistemas de

Informação e Direção Operações Portuárias e Segurança, em estreita colaboração com a FORDESI. Graças à utilização de equipamentos móveis e tecnologia 5G instalados nos reachstackers, é agora possível realizar operações de carga e descarga de contentores, por comboio e camião, com comunicação em tempo real entre a portaria do TFML e com o sistema de informação APDLRAIL4LOG, que interliga operadores ferroviários, alfândega e despachantes, em total articulação com a Janela Única Logística (JUL).

Entre as principais funcionalidades, destaca-se a gestão integrada do parque, que

permite uma localização mais precisa dos contentores, otimizando o planeamento, reduzindo tempos de resposta nas operações e minimizando a necessidade de movimentações pedestres dentro do terminal.

Num futuro próximo, o TOS passará também a integrar-se com o sistema 4PARK, ferramenta de gestão global do Porto de Leixões. Esta evolução permitirá criar um verdadeiro Digital Twin do porto, assegurando uma visão em tempo real de todas as áreas de parqueamento e incorporando funcionalidades de monitorização de mercadorias perigosas (IMDG/HazMat), aplicação de distâncias de segurança e apoio à coordenação de resposta a um incidente.

Com esta inovação, a APDL reafirma o seu compromisso com a transformação digital, a eficiência operacional e a segurança das operações, posicionando o Porto de Leixões na vanguarda da gestão logística portuária.

Comentários


bottom of page