top of page

Bairro de S. Gens em Festival de Cinema prestigiante no México

Os filmes “Quintal no Bairro” e "Passado, Presente e Futuro" realizados pela população do bairro de S. Gens, em Custóias, Matosinhos, integram a seleção oficial do XII Encuentro Hispanoamericano De Cine Documental: Contra El Silencio Todas Las Voces, que e decorrerá entre 4 e 12 de novembro na Cidade do México, México.





"Quintal no Bairro" está selecionado para a categoria Meio Ambiente e "Passado, Presente e Futuro" selecionado para a categoria Vida Quotidiana e Transformação Social.

Estes filmes foram produzidos no âmbito do projeto “(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” do programa do Governo Bairros Saudáveis e financiados pelos fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este projeto decorreu até junho de 2022 e a população do bairro de S. Gens realizou "A Mulher dos 3 M", "Baile", "Passado, Presente e Futuro", "Quintal no Bairro" e "Renato", 5 micros documentários mobile (gravados com smartphones), com a orientação de André Almeida Rodrigues, cineasta matosinhense premiado internacionalmente.

Para além das seleções no Contra El Silencio Todas Las Voces, destaca-se também as Menções Honrosas de “Quintal no Bairro” e “Passado, Presente e Futuro” no JEFF – Jinju English Film Festival (Coreia do Sul) e as seleções de “Quintal no Bairro” no Silence, ça touille – Movie and Food Festival (França), “Baile” no JEFF – Jinju English Film Festival (Coreia do Sul) e “A Mulher dos 3 M”, e “Baile” no Cinemaking International Film Festival (Bangladesh).

“(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” teve como objetivo retratar a partilha de memórias, testemunhos sobre a vida no Conjunto Habitacional de S. Gens para além de estabelecer relações entre os residentes de S. Gens, dar voz aos moradores locais sobre as vivências positivas no seu Conjunto Habitacional e quebrar preconceitos e a estigmatização sobre vivências e representações dos atores sociais que residem em territórios classificados como territórios excluídos.

A entidade promotora de “(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” é o Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Alto de Avilhó. As entidades parceiras do projeto são a União de Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões, a MatosinhosHabit e o Grupo Desportivo Amigos da Pesca.

O Programa Bairros Saudáveis é um programa nacional, de natureza participativa, para melhorar as condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. Saúde não é só antónimo de doença. Este programa pretende sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades residentes e pessoas ou organizações com intervenção em territórios vulneráveis. O Programa foi criado pela Resolução de Conselho de Ministros 52-A/2020, de 1 de julho.

Custóias, 18 de setembro de 2022

Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Alto de Avilhó

Links dos filmes:

- “Quintal no Bairro”: https://youtu.be/jtz387D5I6I

- “Passado, Presente e Futuro”: https://youtu.be/7yeZxCZwrCM

- “A Mulher dos 3 M”: https://youtu.be/pFA-mmI0iEw

bottom of page