top of page

BEN: o carro elétrico que nasceu em Matosinhos chega em 2026

O BEN prepara-se para ser produzido em grande escala já em 2026 e já tem preço. Saiba tudo aqui.

 

ree

O carro elétrico BEN nasceu no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), em Matosinhos, e prepara-se para ser produzido em grande escala em 2026.

O citadino foi homologado para circular em todos os estados membros da União Europeia, numa semana em que surge a criação de uma categoria de carros elétricos pequenos e acessíveis, dos segmentos A e B.

Com 2,50 metros de comprimento, 1,50 m de largura e 1,52 m de altura, o BEM foi feito com base na plataforma BODY, que permite uma estrutura modular, este modelo tem espaço até três ocupantes, com espaço de carga variável entre 100 e 400 litros. Por dentro, a base SPIRIT inclui biometria, chave digital comunitária, data analytics e Digital Twin.  

O CEiiA estima que em 2030 sejam produzias 20 mil unidades por ano. O preço começa no s8 mil euros, semelhante ao Citroen Ami, carro com quem irá rivalizar.

O BEN é um produto da Be.Neutral, liderada pela Nos e envolve 40 parceiros, entre os quais o CEiiA e oito municípios do norte de Portugal. É o primeiro carro elétrico equipado com um contador de emissões evitadas de CO2, capaz de compensar as emissões de carbono de produção durante o seu uso por meio da tecnologia AYR.

ree
ree

 
 
 

Comentários


bottom of page