Campeonato Nacional de Voleibol de Praia arranca esta sexta-feira

As melhores duplas portuguesas competem este fim de semana na Praia Internacional. O público tem entrada gratuita


A primeira das cinco etapas do Campeonato Lidl 2022, a principal prova nacional de voleibol de praia, disputa-se junto ao Edifício Transparente de 1 a 3 de julho. Esperam-se três dias de espetáculo no Estádio de Praia do Porto, com 56 jogos entre os mais destacados atletas portugueses da modalidade.

Na competição feminina, Juliana Rosas (10 títulos) e Tânia Oliveira voltam a ser a dupla favorita. Numa segunda linha, surgem Beatriz Pinheiro e Inês Castro, apoiadas pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) em provas internacionais, e as também experientes Matilde Calado e Mafalda Porto.

Entre os homens, os campeões nacionais Roberto Reis e Sebastião Leão defendem o título perante a oposição de duplas como João Nuno Pedrosa e Hugo Campos, apoiados no exterior pela FPV, Fabrício Barros e Gabriel Cardoso ou Guilherme Maia e Filipe Leite (historial de vencedores da prova).

Na sexta-feira, o primeiro jogo está marcado para as 14h00 e o último para as 19h00. No sábado, a ação começa logo às 08h30 e prolonga-se até depois das 20h00. As partidas de domingo iniciam às 09h00 e as finais estão marcadas para as 16h30 (feminina) e as 17h30 (masculina), com transmissão em direto nos canais Volei TV e A Bola TV.

Depois do arranque nas areias do Porto, o campeonato passa em julho por Espinho, Freixo de Espada à Cinta e Portimão. A quinta e última etapa está marcada para o primeiro fim de semana de agosto, no Centro de Alto Rendimento da FPV, em Cortegaça. Os resultados e classficações podem ser acompanhados na página do torneio.

A etapa deste fim de semana soma-se às várias provas que na última década a FPV tem organizado no Estádio de Praia, em colaboração com a Câmara do Porto. São exemplo o Mundial de Sub-19 (2010, 2013 e 2014), o Europeu de Sub-18 (2010), o Europeu de Sub-23 (2011) ou o Campeonato do Mundo Universitário (2014).

Antes do voleibol, o Estádio de Praia recebeu competições de corfebol e de rugby. Em julho e agosto, vão ainda passar pelo recinto modalidades como o futebol, o andebol ou o futevólei.