top of page

Catarina Pestana e Pedro Pacheco são as mais recentes confirmações do TEDxPorto 2023

A premiada especialista em comunicação e o professor de Engenharia de Pontes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, vão marcar presença na próxima edição do TEDxPorto, marcada para 4 de março, na Alfândega do Porto. Os dois oradores juntam-se aos já confirmados: Carolina Deslandes, Almirante Henrique Gouveia e Melo, Mariana van Zeller e Piers Taylor


Com os bilhetes prestes a esgotar, o TEDxPorto, considerado um dos melhores eventos TEDx do mundo, está de volta à cidade invicta a 4 de março. Catarina Pestana, especialista em comunicação e marketing, e Pedro Pacheco, professor da disciplina de Pontes, tema central do evento, são os dois novos oradores agora anunciados. Subirão ao palco da Alfândega do Porto no próximo mês, juntando-se a: Carolina Deslandes, Celmira Macedo, Almirante Henrique Gouveia e Melo, Benedita Sampaio Maia, Pedro Gaspar, Rosário Costa, Greg Gage, Piers Taylor, Mariana van Zeller e Henrique Cymerman.

Especialista em comunicação e marketing e fundadora da Bang Bang Agency, onde trabalha marcas como Vista Alegre, Bordallo Pinheiro e Control, Catarina Pestana angariou, nos últimos anos, mais de 80 prémios: IF Design Awards, German Design Awards, Clube Criativos de Portugal, Meios e Publicidade, International Design Awards, entre outros. No palco do TEDxPorto irá desafiar-nos a pensar como é que o humor pode ser um fio condutor entre as pessoas e as marcas e de que forma é que este convive com temas tabu ou polémicos, nas temáticas da política, religião e sexo.

Pedro Pacheco é professor da disciplina de Pontes, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e CEO da BERD, uma empresa especializada em soluções de Engenharia de Pontes, atualmente com projetos nos cinco continentes e inúmeras distinções e prémios a nível nacional e internacional. O professor e engenheiro revela que “a vida de um engenheiro de pontes é marcada por uma enorme responsabilidade: existem pontes que mudam vidas, pontes para as tradições, pontes que casam com a natureza, pontes que revelam tendências culturais e religiosas, pontes que dão nomes a cidades e pontes cuja imagem é a própria identidade do local”. Na sua talk irá falar de algumas experiências de inovação que mudaram o estado da arte da Engenharia de Pontes mundial, abordando as alterações disruptivas que se esperam num futuro próximo.

Recorda-se que Pontes é o mote da 12ª edição do TEDxPorto, desafiando os participantes a refletir sobre a importância de abandonar crenças e valores, de forma a aceitar a inevitável e rápida mudança a que estamos sujeitos.

Catarina Pestana e Pedro Pacheco juntam-se, assim, aos restantes oradores já anunciados para esta edição do evento – Carolina Deslandes, cantora e compositora, Celmira Macedo, professora e empreendedora, Almirante Henrique Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada, Benedita Sampaio Maia, microbióloga, professora e investigadora, Pedro Gaspar, especialista em tecnologias do clima e diretor de Future Business Technology do CEiiA, Rosário Costa, diretora global de design da LEGO DUPLO, Greg Gage, neurocientista, cofundador e CEO da Backyard Brains, Piers Taylor, premiado arquiteto britânico e autor do documentário da Netflix “The World’s Most Extraordinary Homes”, Mariana van Zeller, jornalista de investigação e apresentadora e produtora da série Trafficked With Mariana Van Zeller (National Geographic), e Henrique Cymerman, jornalista correspondente da SIC, do Expresso e outros meios em Espanha e no Médio Oriente.

Os bilhetes encontram-se disponíveis e podem ser adquiridos através do site do TEDxPorto, a 79€. Na última semana antes do evento, os bilhetes continuarão a poder ser adquiridos pelo valor de 99€. Os estudantes até 23 anos têm desconto de 1/3 sobre o preço do bilhete, até uma semana antes do evento.

O TEDxPorto acontece desde 2010, tendo já completado 11 edições, nas quais reuniu mais de 12 mil participantes e mais de 200 oradores, tais como Dirk Niepoort (o primeiro produtor de vinho do Porto de mesa), Zak Ebrahim (ativista pela paz, contra a violência e o terrorismo), Pedro Mourinho (numa talk em direto de Kiev sobre a guerra na Ucrânia) e Pedro Abrunhosa (músico que falou sobre o silêncio).

Enquanto evento sem fins lucrativos, a organização envolve uma equipa de mais de 50 voluntários.

bottom of page