top of page

Ciclovia vai nascer entre Trindade e S. Mamede de Infesta

A ciclovia terá 8,5 quilómetros e vai atravessar zonas como o Marquês e Asprela.

ree

Vais nascer uma ciclovia que vai ligar o centro do Porto ao concelho de Matosinhos.

A ciclovia terá 8,5 quilómetros e irá unir a Trindade, ao centro de S. Mamede de Infesta, passando pelo Marquês, Rua Costa Cabral e Asprela. O projeto tem um prazo de oito meses de execução e está orçado em 2,3 milhões de euros. Ainda assim, não há data de lançamento do concurso.

Esta obra estará na sua maioria em Matosinhos, com 4,8km, e o restante no Porto, com 3,7km. O traçado será na sua maioria segregado, com 47% da via unidirecional e 38% bidirecional.

A ciclovia irá assim conectar-se à rede existente em Leça, facilitando a mobilidade entre as duas cidades, integrando-se com os transportes públicos.

O Ministério do Ambiente e Energia anunciou o investimento do Governo de cerca de 2,37 milhões de euros para a construção de quatro ciclovias em Matosinhos, Porto, Mondim de Basto e Odivelas.

A decisão foi tomada através da Agência para o Clima (ApC) que, segundo o Ministério, os projetos serão financiados em 75% sobre o custo de construção correspondendo a 150 mil euros por quilómetro e a 750 mil euros por candidatura.

“Este investimento representa um compromisso claro com uma mobilidade mais sustentável e acessível, e incentiva deslocações pendulares e complementares ao transporte público, reduz emissões, promove estilos de vida saudáveis e torna as cidades mais humanas e seguras”, diz a ministra,  numa nota enviada à comunicação social.



Comentários


bottom of page