Cimeira Intermunicipal com a Maia

Matosinhos e Maia juntam-se para debater projetos comuns



A sala dos espelhos do MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos foi palco da Cimeira InterMunicipal com a Maia, um encontro que teve como objetivo o debate de problemas, projetos e possibilidades de parceria entre os municípios de Matosinhos e da Maia.

A presidente da Câmara de Matosinhos abriu a sessão salientando a sua importância tendo em vista a necessidade de discussão e avaliação de vários assuntos que abrangem os dois concelhos no sentido de serem tomadas decisões mais fundamentadas, orientadas e eficazes na resolução de problemas.

“É um momento de grande satisfação hoje ter a possibilidade de acolher este encontro e de vos ter aqui, neste momento de partilha e reflexão entre estas duas equipas de Matosinhos e da Maia”, frisou.

Luísa Salgueiro apresentou, de seguida, o executivo municipal, bem como a equipa municipal presente com responsabilidades nos termas abordados na ordem de trabalhos do encontro.

Por sua vez, o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, agradeceu o acolhimento salientando o prazer da partilha com Matosinhos com o objetivo comum da orientação de políticas e projetos e de racionalização de iniciativas sejam elas culturais, desportivas, ambientais ou outras, apresentando também a equipa que o acompanhou.

Em cima da mesa durante a tarde, estiveram temas relacionados com o trânsito, beneficiações rodoviárias e novas ligações, transportes e mobilidade, ambiente, nomeadamente projetos de limpeza, conservação e manutenção das margens do Corredor Verde do Leça, mas também a possibilidade de construção de um parque natural entre os dois concelhos, a criação do Julgado da Paz intermunicipal com instalações descentralizadas, de sinergias em eventos desportivos, culturais, recreativos e de lazer, a preparação de candidaturas conjuntas ao Portugal 2030, entre muitos outros temas.

Foram ainda intervenientes nesta tarde de trabalho o vice-Presidente da autarquia, Carlos Mouta, e os vereadores do executivo municipal, Manuela Álvares, Fernando Rocha, António Correia Pinto, Marta Pontes e Vasco Pinho. Da Câmara da Maia, marcaram presença, para além do presidente da Câmara, a vice-presidente, Maria Emília Santos, e o Chefe de Gabinete, Aloísio Maia Nogueira. Ambas as autarquias enriqueceram esta cimeira ao trazer para o debate os seus dirigentes, técnicos e especialistas em planeamento, urbanismo e espaço público.