top of page

Conservas pinhais e Nuri figuram no principal ranking das melhores conservas do mundo

“World's 101 Best Canned Fish” publica a sua classificação 2024 de conservas de

peixe em várias categorias



A Pinhais & Ca, centenária conserveira de Matosinhos e casa da NURI, marca de culto nos mercados internacionais, surge novamente premiada no “World's 101 Best Canned Fish”, principal ranking das conservas de peixe da mais alta qualidade. Na classificação de 2024, as conservas Pinhais e NURI são eleitas para o Top 10 em duas categorias: Sardinhas e Cavalas.

 Na categoria Sardinhas, a Edição Especial NURI Reserva 2020 integra o topo deste ranking mundial; e na categoria Cavalas surgem as conservas de Filetes de Cavala NURI e de Cavala NURI, que obtêm o segundo e sexto lugar, respetivamente. Ainda nesta última categoria, as conservas de Filetes de Cavala Picante Pinhais alcançam a décima posição.

O ranking, que incide sobre as melhores conservas de peixe e marisco dos principais produtores em países como Portugal, Espanha, França, Itália e Dinamarca, apresenta as seguintes categorias: Sardinhas; Atum; Cavalas; Anchovas e Mariscos, entre outras. As provas e avaliações foram efetuadas por um júri conceituado, composto por foodies, donos e críticos de restaurantes, assim como chefs premiados pelo Guia Michelin. O lançamento oficial do “World's 101 Best Canned Fish” teve lugar na passada sexta-feira, dia 15.

As conservas artesanais das marcas Pinhais e NURI são conhecidas pela elevada qualidade e ingredientes frescos e naturais. A Pinhais produz sardinha, cavala (inteira e em filetes), carapau e em anos excecionais, ovas de sardinha. Quanto aos ingredientes que acompanham os pelágios na lata, são quatro as centenárias receitas: em azeite, em azeite picante, em tomate e em tomate picante. Já no âmbito da gama mais premium, além das ovas de sardinha, a NURI, marca comercializada no mercado internacional, lança a NURI Reserva, uma produção excecional que fica a maturar durante 36 meses. Só os melhores lotes de cada ano são escolhidos para serem a verdadeira Reserva.

Segundo Nuno Rocha, Director Comercial da Pinhais & Ca, “Enquanto conserveira centenária, acreditamos que temos um profundo compromisso para com as gerações de consumidores, fãs e famílias que acompanham as nossas marcas NURI e Pinhais há várias décadas. Ver a Pinhais & Cia reconhecida com quatro produtos numa lista mundial tão seleta de iguarias é verdadeiramente uma honra, que reforça o drive e motivação da nossa equipa no dia a dia para chegarmos cada vez mais longe na missão intrínseca de elaborar as Melhoras Conservas de Sardinha/Cavala do Mundo.”

Referir que o ranking “World's 101 Best Canned Fish” é elaborado pelos criadores e editores do “World's 101 Best Steak Restaurants”. Após uma primeira publicação em 2020, esta é a segunda vez que é lançado um novo ranking das conservas de peixe da mais alta qualidade. Estes criadores e editores possuem vasto know-how, aliado a muitos anos de experiência alimentar internacional e, sobretudo devido aos desenvolvimentos e tendências atuais no setor dos alimentos e bebidas, tinham o objetivo de dar aos produtos autênticos e de alta qualidade uma plataforma adequada com esta classificação.

 

A classificação pode ser consultada em www.worldbestfish.com

 

Sobre a Pinhais & Cia e a NURI:

Fundada em 1920, a Pinhais & Cia cresceu ao longo do último século mantendo-se fiel a um

método tradicional de produção de conservas, que se mantém inalterado e garante a mais elevada qualidade e sabor aos seus produtos. Símbolo da indústria conserveira de Matosinhos, a empresa é a casa da NURI, uma marca icónica, posicionada para o mercado de exportação. Em 2021, um ano depois do seu edifício centenário ter sido classificado de Interesse Municipal, nasceu o “Conservas Pinhais Factory Tour”, um Museu-Vivo pioneiro, que visa preservar o legado da indústria conserveira para as gerações futuras. Todas as visitas ao Museu-Vivo, que são guiadas por mediadores culturais com experiência, que conduzem os visitantes numa viagem às raízes da Pinhais e ao processo de preparação das conservas que também são símbolo de Portugal no mundo, numa experiência sensorial e imersiva onde podemos tocar, cheirar e claro provar as deliciosas conservas NURI. Para mais informações:

 

Comments


bottom of page