Dia Internacional dos Museus

Câmara de Matosinhos assinalou data com atividades nos Museus da Quinta Santiago e da Memória



A Câmara Municipal de Matosinhos assinalou o Dia Internacional dos Museus com atividades no Museu da Quinta de Santiago e no Museu da Memória de Matosinhos.

O Dia Internacional dos Museus celebra-se a 18 de maio, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO), tendo sido o tema escolhido para este ano o “Poder dos Museus”, com o objetivo de demonstrar o impacto positivo destes espaços culturais num mundo em mudança.

No Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, realizou-se, ao longo do dia, a oficina pedagógica “Cardumes no Museu” baseada na exposição “Profundezas” de Elisa Ochoa, sobre a fauna e a flora marítima ao largo de Matosinhos.

Crianças e jovens foram convidados a mergulhar no museu e perceber como a arte exposta fala sobre o nosso mar e alerta para questões fundamentais do ecossistema. A tónica da oficina incidiu na importância da preservação da biodiversidade marinha, trabalhando com os participantes (Aauje, Escola Básica Nogueira Pinto e Escola EBJI da Viscondessa) e recriando ambientes marinhos mágicos, alertando para a importância do nosso papel enquanto guardiães da Natureza.

Já no MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos, foi apresentado “Rituais da Memória”, um projeto de arte comunitária da mesma artista, Elisa Ochoa, que procura dialogar, intervir e transformar as ações de um grupo de 10 mulheres, com idades compreendidas entre os 35 e os 97 anos que têm uma relação com a comunidade piscatória e que partilham memórias e objetos ligados às diversas atividades relacionadas com o mar. Histórias de vida e experiências enriquecedoras que nos permitem estreitar os laços com esta comunidade tão importante no nosso concelho. Este projeto teve a colaboração e mediação do Napesmate e da Turislavra, uma ponte necessária e fundamental para chegar às mulheres e também na disponibilização de objetos, para a instalação, que ficará patente no MuMMa até 19 de junho.