top of page

Dia Mundial da Esclerose Múltipla



Uma vez mais, a equipa responsável pela consulta de Esclerose Múltipla (EM) da ULSM organizou a 30 de maio — o Dia Mundial da Esclerose Múltipla –, uma iniciativa dirigida à comunidade, com o objetivo de partilhar experiências e sensibilizar o público em geral, envolvendo as pessoas afetadas pela esclerose múltipla. Este ano, o tema escolhido pela MS International Federation (MSIF) foi conexões EM. Assim, a campanha Conexões EM visa desenvolver “conexões à comunidade, conexão com o próprio e conexões a cuidados de qualidade”. O mote da campanha é “Eu conecto-me, nós conectamo-nos”, e a hashtag da campanha é #ConexUma vez mais, a equipa responsável pela consulta de Esclerose Múltipla (EM) da ULSM organizou a 30 de maio — o Dia Mundial da Esclerose Múltipla –, uma iniciativa dirigida à comunidade, com o objetivo de partilhar experiências e sensibilizar o público em geral, envolvendo as pessoas afetadas pela esclerose múltipla.

Este ano, o tema escolhido pela MS International Federation (MSIF) foi conexões EM. Assim, a campanha Conexões EM visa desenvolver “conexões à comunidade, conexão com o próprio e conexões a cuidados de qualidade”. O mote da campanha é “Eu conecto-me, nós conectamo-nos”, e a hashtag da campanha é #ConexõesEM, como também partilhamos nas redes socais da ULSM.

“À semelhança de outros anos, queremos contribuir para esta iniciativa, proporcionando momentos de partilha de conhecimentos e experiências, com o objetivo de ajudar a combater o estigma com que os portadores desta patologia lidam diariamente”, defende o neurologista Filipe Correia que, em parceria, com a enfermeira Teresa Torres, do Hospital de Dia tem dinamizado estas sessões, que este ano apostaram em iniciativas diferentes. Por um lado, envolveram a comunidade educativa, neste caso a Escola Gonçalves Zarco, convidando os alunos da área da Saúde a fazer publicações alusivas ao dia Mundial da EM. No dia 30, a equipa da Consulta deslocou-se à escola para realizar uma sessão de esclarecimento sobre a doença, assistindo à apresentação dos trabalhos, com os melhores a ter direito a divulgação na página da SPEM. A segunda proposta foi dirigida aos serviços da ULSM, convidando as equipas dos diferentes serviços a fazer fotos com a imagem do coração EM, para serem partilhadas as redes socias de ULSM. “Porque a sensibilização dos profissionais de saúde em relação à patologia é fundamental”, sublinha.oesEM, como também partilhamos nas redes socais da ULSM.

“À semelhança de outros anos, queremos contribuir para esta iniciativa, proporcionando momentos de partilha de conhecimentos e experiências, com o objetivo de ajudar a combater o estigma com que os portadores desta patologia lidam diariamente”, defende o neurologista Filipe Correia que, em parceria, com a enfermeira Teresa Torres, do Hospital de Dia tem dinamizado estas sessões, que este ano apostaram em iniciativas diferentes. Por um lado, envolveram a comunidade educativa, neste caso a Escola Gonçalves Zarco, convidando os alunos da área da Saúde a fazer publicações alusivas ao dia Mundial da EM. No dia 30, a equipa da Consulta deslocou-se à escola para realizar uma sessão de esclarecimento sobre a doença, assistindo à apresentação dos trabalhos, com os melhores a ter direito a divulgação na página da SPEM. A segunda proposta foi dirigida aos serviços da ULSM, convidando as equipas dos diferentes serviços a fazer fotos com a imagem do coração EM, para serem partilhadas as redes socias de ULSM. “Porque a sensibilização dos profissionais de saúde em relação à patologia é fundamental”, sublinha.

bottom of page