top of page

Faróis de portas abertas nas comemorações do Dia da Marinha

Faróis de portas abertas entre os dias 18 e 21 de maio, no período das 14h00 às 17h00



Os faróis portugueses vão estar abertos ao público, entre os dias 18 e 21 de maio, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha, no período das 14h00 às 17h00, anunciou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

“Os faróis abrem as portas de forma gratuita para que todos os visitantes tenham a oportunidade de viver esta experiência e conhecer a sua importância na salvaguarda da navegação“, refere a AMN.


Faróis abertos a visitas

No continente, nos períodos das 14:00 às 17:00, vão estar abertos ao público os faróis de Montedor, Leça da Palmeira, Aveiro, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, Cabo Carvoeiro, Cabo Espichel, Cabo Sardão, Alfanzina e Santa Maria

Nos Açores, entre as 14:00 e as 17:00, irão estar abertos ao público os faróis da Ferraria, Arnel, Cintrão, Ponta da Garça, Gonçalo Velho, Contendas, Ponta da Barca, Ponta da Ilha, Lajes Flores e Ponta do Topo.

Na Madeira, no período das 14:00 às 17:00, estão abertos os faróis da Ponta do Pargo e São Jorge.


Faróis encerrados a visitas

Segundo a AMN, os Faróis de: Berlenga, Cabo da Roca, Cabo de S. Vicente, V. R. S. António, Albarnaz estão encerrados a visitas, por tempo indeterminado, devido a questões operacionais ou obras de requalificação.

Esta iniciativa (com início em 2011), tem demonstrado uma grande adesão por parte do público, com os quantitativos de visitantes a aumentarem todos os anos. Neste âmbito, durante o ano de 2019 os faróis nacionais foram visitados por 85 806 pessoas.​

O período de abertura a visitas pode ser cancelado ou encurtado, sem aviso prévio, por motivos operacionais do farol, pois os faróis são equipamentos de assinalamento marítimo em funcionamento, cuja missão principal é garantir a segurança da n​avegação.


bottom of page