Homenagem a Paulo Mendes da Rocha
A Casa da Arquitectura promoveu, ao longo deste fim de semana, uma homenagem a Paulo Mendes da Rocha, arquiteto brasileiro vencedor do prémio Pritzker.
Falecido em 2021, Paulo Mendes da Rocha doou todo o seu espólio à Casa da Arquitectura, composto por cerca de 8800 itens, relativos a mais de 320 projetos.
A homenagem ao arquiteto envolve duas novas exposições. Na Nave Expositiva está patente “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha” com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman, consultadoria científica de Catherine Otondo e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura. A mostra abrange sete décadas de percurso profissional do Pritzker brasileiro e organiza-se em torno de 12 obras nucleares.
Na Galeria da Casa, encontra-se a exposição “Paulo Mendes da Rocha: Para além do Desenho”, que pretende dar a conhecer o pensamento por detrás da obra que realizou. Com curadoria de Marta Moreira e Rui Furtado, a mostra conta com projeto expositivo de Ricardo Bak Gordon.
A inauguração das duas exposições decorreu esta sexta feira e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
Do programa fez parte o concerto “Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses”, pela Orquestra Jazz de Matosinhos, dirigida por Pedro Guedes, com a curadoria de Zuza Homem de Mello, conceituado musicólogo, figura maior do jazz no Brasil, jornalista, radialista e produtor musical, falecido outubro de 2020.
Este espetáculo, recorde-se, estreou na Casa da Arquitectura em abril de 2019 no âmbito do Programa Paralelo da Exposição “Infinito Vão – 90 Anos de Arquitectura Brasileira”.
Consulte toda a programação em https://casadaarquitectura.pt/pt/noticias/paulo-mendes-da-rocha-novas-exposicoes-abrem-em-fim-de-semana-de-festa-2023-05-26/
Comments