Gala Desporto 2019

“Somos orgulhosamente um município parceiro do associativismo desportivo” foi assim que a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, abriu a Gala do Desporto na sexta-feira à noite, visivelmente satisfeita com o mérito desportivo alcançado por mais de 500 atletas na época desportiva 2018-2019.

O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos foi, uma vez mais, o palco desta que é já a terceira edição da Gala do Desporto realizada em Matosinhos, um momento de festa, de encontro, de convívio e, sobretudo, de homenagem a todos quantos, ao nível desportivo, têm deixado a marca Matosinhos pelo país e pelo mundo fora.

Nesta Gala do Desporto foram agraciadas as equipas, atletas e equipa técnica, dos clubes desportivos do concelho que alcançaram títulos coletivos de âmbito distrital, nacional e/ou internacional na época desportiva 2018/2019, bem como os atletas que, fazendo parte de clubes do concelho, alcançaram títulos individuais de igual grandeza no ano de 2018.

E os números impressionam, com mais de 300 galardões atribuídos. Mais de 500 atletas, mais de 30 clubes e mais de 20 modalidades que a Câmara Municipal e a Matosinhos Sport premiaram nesta festa do desporto.

Atletismo, ciclismo, Btt, ginástica, golfe, kempo, kickboxing, natação, orientação, patinagem artística, pesca, surf, triatlo, vela, viet-vo-dao, xadrez, andebol, andebol de praia, atletismo, basquetebol, futebol, futsal, duatlo/triatlo, voleibol foram as modalidades galardoadas.

Luísa Salgueiro aproveitou ainda o momento para endereçar um agradecimento especial às coletividades, aos seus atletas, aos seus treinadores, dirigentes técnicos e Presidentes, bem como aos seus familiares, que são sem dúvida tantas e em tantos momentos um dos suportes indispensáveis à boa prestação na atividade desportiva.

“Da parte da Câmara Municipal e da Matosinhos Sport, asseguramos-vos que tudo iremos fazer para continuar a dar condições para que atletas e clubes mantenham o ritmo de crescimento alcançado em Matosinhos” rematou a Presidente de Câmara.

A entrega de prémios às coletividades e atletas foi feita pela Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, pela Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, pelo Vereador dos Recursos Humanos, Valentim Campos, pelo Vereador Pedro Rodrigues, e pelos administradores da Matosinhos Sport, Helena Vaz e Vasco Pinho.

Marcaram ainda presença representantes das federações das modalidades homenageadas, bem como os presidentes das Uniões de Freguesia Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, e de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, e o Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias.

Houve ainda lugar a uma homenagem à Presidente da autarquia levada a cabo pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), com a apresentação de um vídeo, e a entrega de uma lembrança a Luísa Salgueiro pelo Presidente da FPB, Manuel Albano.

A noite ficou também marcada pela presença na Gala do Desporto de Matosinhos e no palco do Centro de Desportos e Congressos de vários "Strong Men". Recorde-se que decorre em Matosinhos de 15 a 17 de novembro a “Strongman Champions League”, a grande final do circuito mundial da Strongman Champions League. Durante estes dias Matosinhos acolhe e assiste à competição entre alguns dos “homens mais fortes do mundo”, muitos deles com mais de 2,00m de altura e cerca de 200kg. Um evento espetacular e diferente a não perder, para todos e em especial para os que gostam de show e desporto extreme, com a presença do Campeão do Mundo de 2018 Dainiz “The Titan” Zageris, o Campeão do Mundo de arraste de camião, Kelvin “Big Boss Strongman” de Ruiter, da Holanda, o finlandês Mika Törrö “El Toro”, com 2,05 m de altura e 185 kg e o irlandês Sean “The Giant” O´Hagan, entre várias outras estrelas da modalidade de vários países.

A apresentação da Gala do Desporto deste ano esteve, uma vez mais, a cargo do conhecido apresentador de televisão, Ricardo Couto, e contou com alguns momentos de entretenimento, nomeadamente a atuação da banda “Projeto 65” que tem dado nas vistas no programa “The Voice Portugal”.

O Projeto 65 é um grupo musical de Leça da Palmeira constituído por Martim Gavina, Gonçalo Paiva e Gonçalo Cabral. No palco apresentaram originais com influências pop, jazz e blues e covers num registo acústico.

A banda teve o seu início em 2016 com apenas dois dos membros, Martim Gavina e Gonçalo Paiva, ao qual se juntou pouco tempo depois o baterista Gonçalo Cabral. O primeiro concerto como trio aconteceu em Massarelos e fê-los perceber que juntos podiam fazer umas coisas engraçadas. Foi assim que surgiu, depois de alguma resistência na criação de um nome, o Projeto 65. Passados cerca de 3 anos, continuam a criar novos covers e começam a apresentar os primeiros originais.