top of page

Gala do Desporto: Autarquia Matosinhense homenageou dezenas de clubes e centenas de atletas

A Câmara Municipal de Matosinhos homenageou no início deste mês de outubro centenas de atletas, treinadores e dirigentes que na última temporada desportiva alcançaram títulos regionais, nacionais e internacionais


Fotografias: Câmara Municipal de Matosinhos

A cerimónia decorreu no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, e dos membros do comité de avaliação da candidatura de Matosinhos a Cidade Europeia do Desporto em 2025, entre os quais o presidente da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES- Europa), Gian Francesco Lupattelli, e o presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES- Portugal), Nuno Santos.

Este ano a Gala do Desporto distinguiu 764 atletas de Matosinhos que, em 38 modalidades diferentes, alcançaram títulos regionais, nacionais e internacionais. Da lista fizeram ainda parte 14 atletas que, embora se tenham distinguido em clubes fora do concelho e nas seleções, residem no nosso território.

Na última temporada desportiva, foram conquistados por 474 títulos regionais e nacionais obtidos por 696 atletas e 97 títulos internacionais obtidos por 68 atletas.

Na Gala do Desporto, foi também apresentado o hino da candidatura de Matosinhos a Cidade Europeia do Desporto 2025, protagonizado pela Banda Filarmónica de Matosinhos – Leça, dirigida pelo músico Rui Reininho. Entre outros ilustres convidados e convidadas, estiveram presidentes e representantes de grande parte do tecido associativo concelhio, em especial dos clubes com campeões, bem como diversos representantes de várias Associações e Federações.

Pela Autarquia marcaram presença, para além de Luísa Salgueiro, Carlos Mouta, vice-presidente, e os vereadores Nuno Matos e António Correia Pinto, além de diversos membros da Assembleia Municipal, dos Administradores das Empresas Municipais, Henrique Calisto e Helena Vaz (respetivamente, da Matosinhos Sport e da Matosinhos Habit), os Presidentes das Uniões de Freguesia, Lurdes Queirós (Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo), Paulo Carvalho (Matosinhos e Leça da Palmeira), Leonardo Fernandes (S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora) e Pedro Gonçalves (Custóias, Leça do Balio e Guifões).

bottom of page