Gala do Desporto encerra ano memorável em Matosinhos
- Notícias de Matosinhos

- 20 de jan.
- 2 min de leitura
Cerimónia distinguiu 900 atletas e mais de 200 títulos, assinalando o encerramento oficial de Matosinhos Cidade Europeia do Desporto 2025.

Matosinhos celebrou, a 17 de janeiro, o encerramento do ano enquanto Cidade Europeia do Desporto (CED) 2025 com a realização da Gala do Desporto, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
A cerimónia, dedicada à celebração do mérito e da excelência desportiva do concelho, homenageou cerca de 900 atletas e distinguiu mais de 200 títulos nacionais, regionais e internacionais. Foram reconhecidos atletas e equipas de clubes do concelho campeões na época 2024/2025 (modalidades coletivas) e no ano civil de 2024 (modalidades individuais). A gala distinguiu ainda desportistas matosinhenses com títulos europeus e mundiais, mesmo quando integrados em clubes de fora do concelho.
No balanço do ano, foram 1008 eventos, entre os quais cerca de 90 internacionais — incluindo competições de grande dimensão, como Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo — envolvendo 75 modalidades diferentes, encerrando um ano de forte mobilização local em torno da prática desportiva e do associativismo.
Centenas de pessoas assistiram à grande celebração do desporto, que iniciou com muita música e animação, a representar alguns dos desportos que foram homenageados. Nuno Matos, administrador da Matosinhos Sport, deu início à celebração, dando as boas vindas e agradecendo aos presentes e todos os intervenientes que tornaram possível o CED.
Durante as intervenções, Gian Francesco Lupattelli, presidente e fundador da ACES Europe, sublinhou o alcance do programa desenvolvido no concelho: “Matosinhos mostrou a força do desporto como projeto de cidade — inclusivo, participado e com capacidade de projeção internacional.”
Seguiu-se o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, que destacou o impacto do trabalho local e o valor do associativismo: “Matosinhos dá um exemplo claro de como o desporto, quando é valorizado e feito com os clubes, gera oportunidades, participação e bem-estar para a comunidade.”
A encerrar, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, sublinhou o caráter marcante do ano e deixou um agradecimento ao movimento associativo: “Quero agradecer a todas as coletividades, clubes, atletas, dirigentes e famílias pelo empenho e dedicação ao longo do ano. O que conseguimos em 2025 foi construído com todos.”
A autarca reforçou ainda a dimensão social do desporto: “O desporto é um poderoso instrumento de coesão social, inclusão e promoção da qualidade de vida, dentro e fora do concelho.”
A cerimónia contou com a presença de mais de 110 coletividades desportivas e ficou ainda simbolicamente marcada pela passagem de testemunho a Albufeira, que assumirá o título de Cidade Europeia do Desporto em 2026.

























Comentários