top of page

Gala do Desporto - Matosinhos 2022

Clubes, equipas e atletas de Matosinhos: as estrelas da Gala do Desporto 2022

O Centro de Desportos e Congressos, a “Casa das Seleções”, encheu-se de estrelas na noite em que a Autarquia de Matosinhos voltou a realizar a Gala que homenageia dezenas de equipas e mais de um milhar de atletas.

Sob as cores e o lema da Igualdade no Desporto, foram homenageados aqueles que alcançaram títulos coletivos de âmbito distrital, nacional e internacional nas épocas desportivas 2020/21 e 2021/22 ou títulos individuais, fazendo parte de clubes do Concelho, de igual grandeza nos anos de 2020 e 2021. A esta distinção juntaram-se, pela primeira vez, atletas individuais que, embora não integrem clubes do Concelho, residem em Matosinhos e alcançaram títulos nacionais e internacionais de relevo nas referidas épocas.

Foram mais de 360 títulos distritais, nacionais e internacionais, campeões da Europa e do Mundo, obtidos em 26 modalidades diferentes (andebol, andebol de praia, atletismo, badmington, basquetebol, bilhar, bodyboard, ciclismo/btt, futebol, futebol de praia, futsal, ginástica, golfe, karaté, kickboxing, natação, orientação, patinagem artística, skateboarding, surf, triatlo, vela, vietvoodao, voleibol, voleibol de praia e xadrez) que envolveram 65 equipas e cerca de 1200 atletas de 35 associações desportivas do concelho.

São números elevados, mas fruto do movimento desportivo em Matosinhos, que já 113 instituições desportivas e milhares de atletas, dos escalões da formação aos seniores, em mais de 40 modalidades diferentes; é natural que para além das competições internacionais, em todas as épocas haja centenas de atletas campeões e campeãs nos diversos campeonatos.



O evento, que contou com mais de 2500 pessoas na bancada e nas cadeiras de plateia, teve um dos momentos mais altos na homenagem a António Rijo, que faleceu em 25 de novembro do ano passado, contou com as intervenções de Vasco Pinho, Vereador do Desporto da Autarquia, de Tiago Brito, um atleta formado na A. D. R. Freixieiro, Campeão do Mundo de Futsal em 2021 e da Europa em 2022, bem como de Luísa Lopes, Presidente do Rolar Matosinhos; teve ainda momentos de animação, em especial com as participações do coral Ensemble Vocal Pro Musica, que interpretou “We Are The Champions”, e a Bling Crew, grupo de hip hop, e outro especial, antes da entrega de prémios aos clubes e aos atletas, em que o presidente da Cidade Social - Rede dos Municípios Amigos do Desporto, Pedro Mortágua Soares, entregou ao Município de Matosinhos o galardão correspondente ao sexto ano consecutivo de título de Município Amigo do Desporto.

Pela Autarquia marcaram presença Carlos Mouta, Vice-presidente, e os Vereadores Vasco Pinho e Marta Pontes, além de diversos membros da Assembleia Municipal, dos Administradores das empresas municipais, Henrique Calisto e Helena Vaz (respetivamente, da Matosinhos Sport e da Matosinhos Habit), os Presidentes das Uniões de Freguesia, Leonardo Fernandes (São Mamede de Infesta e Senhora da Hora) e Pedro Gonçalves (Custóias, Leça do balio e Guifões) e também Fernando Monteiro e João Torres, representantes das União de Freguesia de Matosinhos Leça da Palmeira e da União de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, repetidamente.


Entre outros ilustres convidados e convidadas, estiveram presidentes e representantes de grande parte do tecido associativo concelhio, em especial dos clubes com campeões, Alfa Académico Clube, Associação Académica de S. Mamede, Associação Cultural Recreativa e Desportiva – Arena de Matosinhos, Associação Onda do Norte, Associação Portuguesa de Defesa Pessoal Vietvodao JIC, Centro Popular dos Trabalhadores do Bairro de Carcavelos, CGN - Clube de Golfe Citynorte, Clube de Andebol de Leça, Clube de Bilhar Os Netinhos, Clube de Btt de Matosinhos, Clube de Desporto C+s de Lavra, Clube de Vela Atlântico, Código Conquista – Associação Desportiva, Futebol Clube de Infesta, Futebol Clube de Perafita, Grd Leça – “Os Gordos” Associação Desportiva, Grupo Desportivo 4 Caminhos, Grupo Desportivo Aldeia Nova, Grupo Desportivo Basquete de Leça, Grupo Desportivo Dias Ferreira, Grupo Desportivo e Cultural da Cohaemato, Grupo Desportivo dos Ferroviários de Campanhã, Grupo Desportivo e Recreativo Juventude das Ribeiras, Grupo Desportivo Mini Águias, Grupo Desportivo S. Sebastião, Leixões Sport Clube, Matosinhos Futsal Clube, Padroense Futebol Clube, Parábola Fantástica – Associação, Rolar Matosinhos – Associação Desportiva, Skate Destruidor - Associação de Skate, Sport Clube da Senhora da Hora, Sport Clube do Porto – Centro de Vela, União Desportiva Lavrense e Yate Clube do Porto, bem como diversos representantes de várias Associações e Federações.



bottom of page