top of page

Iniciativas de prevenção e sensibilização para uma melhor saúde nos centros MAR Shopping

Meeting Places da Ingka Centres em Portugal estão a divulgar rastreios junto das comunidades e parceiros sociais com vista a envolver faixas da população cujo acesso a ações de prevenção é limitado



Os meeting places MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos continuam a disponibilizar todos os meses rastreios de saúde e relaxamento gratuitos com o objetivo de sensibilizar as comunidades em que estão inseridos para a importância da deteção precoce de indicadores de saúde que careçam de acompanhamento médico, bem como aconselhar para boas práticas em matérias de saúde e bem-estar. Em setembro, o MAR Shopping Algarve fará a monitorização de fatores de risco de diabetes e hipertensão arterial. O MAR Shopping Matosinhos recebe rastreios cardiovasculares, que incluem a realização e análise de eletrocardiogramas desenvolvidos pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

As ações de sensibilização terão lugar no último fim de semana do mês, dias 24 e 25 de setembro, entre as 11h00 e as 19h00. No MAR Shopping Algarve, os visitantes poderão aceder à iniciativa junto à Farmácia e Clínica HPA (piso 0). No MAR Shopping Matosinhos, a ação decorrerá no piso0, junto à LEGO® Fan Factory. O acesso funcionará por ordem de chegada. Os visitantes poderão ter acesso à agenda detalhada dos dois meeting places no seu website oficial.

No MAR Shopping Algarve, a Farmácia Silveira será responsável pela monitorização da tensão arterial e da glicémia, com vista a detetar precocemente condições de saúde em que estes indicadores são fatores de risco silenciosos, como a diabetes e a hipertensão arterial, as quais podem inclusive aparecer associadas causando complicações maiores como insuficiência cardíaca, AVC, enfarte do miocárdio, insuficiência renal, perda gradual da visão e esclerose das artérias.


Doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte em Portugal


Por sua vez, o MAR Shopping Matosinhos recebe a Fundação Portuguesa de Cardiologia. Sabia que 400 mil portugueses e 15 milhões de europeus são afetados por insuficiência cardíaca? Que aproximadamente 10 mil pessoas por ano são vítimas de morte súbita cardíaca? Que anualmente 200 mil portugueses são afetados pela fibrilação auricular? Que todos os anos quatro mil pessoas morrem de enfarte cardíaco do miocárdio? Ou ainda que 12 mil portugueses, por ano, são atingidos pelo AVC?

Estes números assustadores acontecem sobretudo porque mais de metade da população portuguesa tem excesso de peso, 4% sofre de hipertensão arterial, 30% tem colesterol elevado, 20% hábitos tabágicos e 13%, com idades entre os 20 e os 79 anos, sofrem de diabetes.

Os rastreios cardiovasculares que a Fundação Portuguesa de Cardiologia realizará no MAR Shopping Matosinhos, nos dias 24 e 25 de setembro, junto à entrada MAR, no piso -1, das 11h00 às 19h00, visam sobretudo sensibilizar a população a adotar estilos de vida adequados e controlar os fatores de risco conhecidos, tais como: hipertensão arterial, hipercolesterolemia, tabagismo, diabetes, sedentarismo, stress psicossocial. Deste modo serão monitorizados parâmetros como o nível do colesterol total no sangue, a pressão arterial, o índice de massa corporal e o perímetro abdominal, além de realizados eletrocardiogramas. A equipa será composta por profissionais de saúde que, além de fazerem as avaliações técnicas, estão aptos a dar aconselhamento nutricional e de estilo de vida.

A agenda de rastreios manter-se-á ao longo do ano 2022 e os interessados encontram na disponível e sempre atualizada no website dos meeting places MAR Shopping – www.marshopping.com.

bottom of page